Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA12012021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 12/01/2021

Matéria atualizada em 12/01/2021 às 04h00

Bancada

Arthur Lira (PP-AL) percorre o Brasil em busca de votos. Candidato a presidente da Câmara dos Deputados, disputa cotra Baleia Rossi (MDB). No sábado (9), conversa foi com a bancada federal de Alagoas.


...dividida

Embora os outros oito deputados de Alagoas convivam no dia a dia com o líder do PP, o encontro realizado na sede do PSD foi para a apresentação de compromissos e declaração de apoio. Até o momento, Lira teria garantido a metade dos votos dos colegas alagoanos.


Quem foi

Organizada pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD), a reunião com Arthur Lira contou com a presença de seis deputados. Além deles dois, Sérgio Toledo (PL), Nivaldo Albuquerque (PTB), Severino Pessoa (Republicanos) e Pedro Vilela (PSDB).


Quem vota

Republicanos, PSD e PL fazem parte do bloco de apoio à candidatura de Arthur. E os três deputados votam com o candidato do PP. “Meu voto é do Arthur”, confirma Toledo. Marx vai além e faz campanha aberta em defesa de Lira.


Indefindos

O PTB de Nivaldo ainda não definiu quem vai apoiar, mas tudo indica que deverá somar com Arthur. Pedro Vilela, em nota, disse que ainda não definiu sua posição, mas seu partido está no bloco de apoio a Baleia Rossi. Mesma situação de Tereza Nelma (PSDB), Isnaldo Bulhões (MDB) e Paulão (PT), que devem votar no candidato do MDB.


Calculando

É somar. Se ficar assim, tudo aponta para que Lira fique com metade dos votos de Alagoas. Com o dele, chega a 5 e tem maioria.


Empreendedoras

O Banco do Nordeste assinou contrato com o Banco Europeu de Investimentos (BEI) para captação de recursos, no valor de 200 milhões de euros, destinados à linha de financiamento exclusiva para mulheres empreendedoras. A nova linha de crédito posiciona o Banco do Nordeste como o primeiro banco de desenvolvimento a trabalhar produto de crédito específico para o público feminino, contribuindo com a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres na economia.


Destino

Os recursos serão aplicados por meio do Crediamigo do Banco do Nordeste, hoje o maior programa de microfinança urbana da América do Sul. Na carteira ativa do programa, contabilizam-se 66% de mulheres.


Alcance

A linha de financiamento prevê empréstimos de até EUR 1.000, aproximadamente R$ 6.550 considerando a cotação de 07/01, e terá prazo máximo de 3 anos, sem garantia da União, sendo o pagamento do principal no final – com juros, podendo ser mensal, semestral ou anual, a critério do Banco do Nordeste.


O que é

O BEI, com sede em Luxemburgo, é braço financeiro da União Europeia e concede empréstimos aos setores público e privado, apoiando empresas e empreendedores por meio de bancos locais ou regionais, a exemplo do Banco do Nordeste. Também financia diretamente empresas de maior porte, desde que os projetos observem elevados padrões técnicos, ambientais e sociais.


Líder

O prefeito de Maceió trabalha para consolidar maioria na Câmara de Vereadores de Maceió. A disputa acirrada em torno da eleição da mesa diretora torna a tarefa um pouco mais complexa do que de costume. Pelas contas de um importante assessor de JHC, a base de apoio chega hoje a 12 dos 25 parlamentares da capital.


Escolha

A indicação do líder do governo na Câmara é considerada decisiva para garantir a governabilidade. Tem gente que defende, por exemplo, que o escolhido seja o vereador Francisco Salles, atualmente secretário de Governo. Outros nomes estão avaliados. Só em último caso é que o parlamentar deixará a gestão para voltar ao Legislativo.

Mais matérias desta edição