Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA15012021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 15/01/2021

Matéria atualizada em 15/01/2021 às 04h00

Favorito

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é apontado como forte favorito na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados contra Baleia Rossi (MDB-SP) em consulta divulgada nessa quarta-feira (13) pelo Eurasia Group, considerada a maior consultoria de risco político do mundo.


Maioria

A projeção é de vitória de Arthur Lira por “ampla maioria”. O levantamento foi feito com deputados federais e funcionários da Câmara nos últimos dias para avaliar o nível de apoio dos candidatos. “Estimativas conservadoras de apoio a Lira atualmente dão a ele mais de 260 votos, mais do que os 257 necessários para uma maioria (votos necessários para eleição já no primeiro turno), embora esse número possa potencialmente ultrapassar 300”, aponta o Eurasia Group.


Artesanal

A Cooperativa Pindorama realiza em fevereiro uma capacitação para beneficiamento do casco do coco ou quengo. Na oportunidade, os participantes do curso aprenderão como usar o material como recipientes para servir doces e compotas de alimentos, transformados em objetos de forma sustentável.


Matrícula

As matrículas já estão abertas e as inscrições são limitadas para 30 vagas, sendo realizadas no Centro de Treinamento Rural de Pindorama – Cetrup. A capacitação é destinada apenas para pessoas da comunidade na faixa etária acima dos 18 anos, tendo como público alvo homens e mulheres interessados em aprender artesanato com o casco do coco.


Santa Clotilde

Ao investir de forma enfática no plantio e renovação dos canaviais, que nesta safra 20/21 deve chegar 20% de toda a área da usina, a Santa Clotilde, em Rio Largo, opera na safra atual com a expectativa de crescimento e de beneficiar 873 mil toneladas de cana.


Crescimento

A Santa Clotilde vem acumulando resultados positivos nos últimos ciclos com aumento gradativo da quantidade de cana processada a cada ano, processando 513 mil toneladas em 18/19 e 860 mil toneladas na moagem 19/20.


Produtividade

Diante dos investimentos, a usina elevou a produtividade de 40 toneladas de cana, por hectare, para 69 toneladas no ciclo atual.


Positivo

A safra de grãos 20/21 deve alcançar a marca de 264,8 milhões de toneladas, conforme estimativa do 4º Levantamento da Safra de Grãos divulgado pela Conab. O montante equivale a um crescimento de 7,9 milhões de toneladas (3,1%) em comparação com a safra 19/20.


Filiação

Ricardinho Santa Ritta deixou o Avante. Agora filiado ao PDT, a convite do vice-prefeito de Maceió e presidente estadual do partido, Ronaldo Lessa, tem planos para 2022. A ida para o partido foi definida em conversa com o prefeito da capital, João Henrique Caldas (PSB) e ajuda a fortalecer o papel do PDT na gestão.


Prioridade

Secretário municipal de Turismo, Santa Ritta avisa que a prioridade agora é dar resultados na gestão. Discretamente, Ricardinho trabalha para reorganizar a pasta, enquanto estabelece parcerias de atuação com o setor produtivo.


Planos

A possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal em 2022 é real, mas uma candidatura só será definida mais à frente. Lembrando que no cenário atual, apenas os grupos do governador Renan Filho (MDB), do deputado federal Arthur Lira (PP) e de JHC (PSB) teriam condições de lançar chapas competitivas para a Câmara dos Deputados.


E mais planos

Além de Ricardinho, o grupo tem o deputado federal Pedro Vilela (PSDB), que é candidato à reeleição, o deputado estadual Davi Maia (DEM) e o ex-deputado federal João Caldas, que tem condições de disputar mandato federal. No momento, cada um fará seu próprio caminho. Tudo indica que poderão se juntar, mas à frente, num só partido – desde que as coligações proporcionais continuem proibidas.

Mais matérias desta edição