Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA16012021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 16/01/2021

Matéria atualizada em 16/01/2021 às 04h00

Contratações

As micro e pequenas empresas de Alagoas contrataram 50% a mais em financiamentos com o Banco do Nordeste em 2020 se comparado com o ano anterior. O valor, que soma R$ 200 milhões em todo o Estado, representa cerca de 2 mil operações de crédito, destinadas tanto para investimento como para capital de giro.


Demanda

“Em um ano difícil, com os desafios impostos pela pandemia, o BNB obteve maior crescimento justamente com o público que mais sentiu os efeitos da crise, e as MPEs são exemplo de segmento que recebeu esse apoio do banco e aumentou a demanda por recursos para manutenção dos negócios e adaptação à nova realidade”, avalia o superintendente estadual do BNB, em Alagoas, Sidinei Reis dos Santos.


Interiorização

Quanto à distribuição geográfica desses recursos no Estado, houve uma interiorização do crédito, com maiores altas nos valores contratados com MPEs das regiões de Olho D’Água das Flores (141%), Santana do Ipanema (121%) e Palmeira dos Índios (84%). Já as empresas da capital ficaram com 30% do total dos créditos contratados com o segmento, crescendo 37% em relação aos financiamentos realizados em 2019.


Recursos

A Emater deu início ao repasse federal de R$ 1,4 milhão para agricultores familiares. Os recursos federais do Programa de Fomento às Atividades Rurais, Ministério da Cidadania, beneficiarão 23 municípios de quatro regiões do Estado. A ação tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social de famílias em situação de pobreza e ampliar a segurança alimentar e nutricional.


Fluxo

Em dezembro, o aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 90% do fluxo contabilizado em 2019. Mais de 180 mil pessoas passaram pelo terminal de passageiros. Número supera as expectativas traçadas pela Sedetur, principal responsável pela recuperação da malha aérea pós-quarentena.


Oportunidade

O Governo Federal decidiu não excluir do Simples Nacional os negócios inadimplentes. O pleito colocado em pauta pelo Sebrae levou em consideração a realidade vivida pelas micro e pequenas empresas em 2020, diante do duro impacto provocado pela pandemia do coronavírus.


Perdas

Dados do Sebrae apontam que, apesar da maioria dos pequenos negócios terem voltado à atividade (perto de 90%) após a retomada durante a pandemia, as perdas no faturamento continuam elevadas. De acordo com o levantamento, 73% das empresas ainda registravam perdas em novembro (em média -39% de receita quando comparado ao período anterior à pandemia).


Agricultura

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) quer emplacar seu irmão Maykon na Secretaria de Agricultura. Ele pediu ao governador Renan Filho a nomeação dele no lugar de João Lessa Neto, que também foi indicado pelo parlamentar.


Muda tudo

O governador ainda não sinalizou para a mudança na Seagri. Mas se tiver que trocar o secretário, o nome escolhido não será necessariamente o de Maykon. No impasse, a Agricultura pode ser remanejada para outro grupo político.


Fábrica

A CPLA lança na próxima semana um movimento em defesa da abertura da Unidade de Beneficiamento de Leite de Batalha. O projeto, que está em fase avançada, depende agora apenas da liberação de recursos do Fecoep para entrar na fase operacional.


Mobilizando

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, vai buscar o apoio de prefeitos da região da bacia leiteira. “O projeto da UBL beneficia diretamente mais de 4 mil agricultores familiares. Todos os municípios do Sertão serão beneficiados. A participação dos gestores nessa luta é fundamental para assegurar a liberação dos recursos”, aponta.


Encontro

A mobilização em defesa da UBL começa na próxima semana com a apresentação do projeto da UBL para os novos prefeitos e lideranças políticas da bacia leiteira e de Alagoas: “Com a fábrica em funcionamento vamos ampliar a produção de leite do pequeno produtor e beneficiar a economia de todo o Estado”, afirma Monteiro.

Mais matérias desta edição