Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA22012021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 22/01/2021

Matéria atualizada em 22/01/2021 às 04h00

Governo

Marcelo Victor, assume no próximo dia 1o de fevereiro, o segundo mandato consecutivo como presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas. Terá pela frente o desafio de continuar conduzindo a Casa com equilíbrio e a responsabilidade de, provavelmente, escolher ou ser escolhido como governador numa eventual desincompatibilização de Renan Filho a partir de abril de 2022.


Pés no chão

O presidente da ALE tem apoio da maioria dos deputados. Ainda assim, só deverá assumir o governo a partir da construção de um projeto que permita disputar a eleição. Dependendo do cenário, o deputado Paulo Dantas poderá ir para a “missão” com o apoio de Marcelo Victor. Outros nomes, a exemplo de Davi Davino Filho, também serão avaliados.


Leão

A usina Leão foi a primeira unidade industrial do setor sucroenergético alagoano a finalizar a safra 20/21 no Estado. De acordo com dados repassados ao Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, a Leão processou, neste ciclo, mais de 767.449 toneladas de cana que foram beneficiadas até o último dia 09 de janeiro.


Produção

Na safra 20/21, foram produzidas pela usina Leão 59.771 toneladas de açúcar, além de 17.674 milhões de litros de etanol. Já no ciclo anterior, a produção de açúcar foi de 31.038 toneladas de açúcar e 38.754 milhões de litros do biocombustível.


Acumulado

No boletim quinzenal de número 09 do Sindaçúcar-AL, com a posição acumulada da moagem até o dia 15 de janeiro, haviam sido esmagadas quase 12 milhões de toneladas de cana. Em comparação ao mesmo período da moagem passada, quando o acumulado era de quase 13 milhões de toneladas de cana processadas, houve uma variação negativa de 7,8%.


Pendura

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da CNC em parceria com o Instituto Fecomércio Alagoas, registrou em dezembro, na comparação anual, uma queda de 27,7% no número de pessoas com contas em atraso em Maceió. Em números absolutos, de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, a quantidade de endividados inadimplentes na capital alagoana passou de 82 mil para 62 mil.


Reflexos

Segundo o assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, os números da pesquisa mostram uma melhora significativa na condição de endividamento e inadimplência em Maceió, ao longo de 2020. “Isso se deve, em grande medida, aos recursos oriundos dos programas de combate à pandemia, como o Auxílio Emergencial e o Benefício Emergencial de Preservação da Renda e do Emprego, somados ao sentimento de incerteza característico das crises econômicas”, observou.


Apoio

Renan Calheiros (MDB) usou sua conta pessoal no Twitter para declarar apoio à candidatura de Simone Tebet à Presidência do Senado. Segundo o senador, Simone traz a força da mulher e da renovação. “Em nome dos preceitos sagrados da democracia, da independência dos poderes e respeito à proporcionalidade, reitero o apoio e voto em Simone Tebet”, declarou.


Divisor

Para Calheiros, o Brasil atual impõe responsabilidades institucionais. “A eleição das mesas é um divisor de águas entre a barbárie e a civilidade, entre o isolamento e a cooperação que retardam a vacinação no Brasil.”, finalizou.


Consulta

A consulta pública aberta pelo Ministério da Agricultura para colher as sugestões sobre as regras na fabricação de queijo artesanal vai até o dia 24 de janeiro de 2021. A Portaria de nº 186, publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 2020, estabeleceu prazo de 45 dias para a coleta de sugestões sobre a proposta de instrução normativa.

Mais matérias desta edição