Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA04012021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 01/04/2021

Matéria atualizada em 01/04/2021 às 04h00

Articulação

Em nota, a Fecomércio informa que as medidas mais recentes do governo estadual, no enfrentamento à pandemia de Covid-19, têm demonstrado que a articulação conjunta do setor produtivo e do trade turístico conseguiu provar, com números, que para superar a crise sanitária que se estende há mais de um ano é necessário reforçar também a atuação em prol das questões econômicas do Estado.


Resultados

Com resultado das articulações entre setor produtivo e governo, a Fecomércio cita “pacote fiscal, escalonamento de horários de shoppings e lojas do comércio e anúncio de edital voltado para o setor de eventos.


Transporte

A Fecomércio também destaca como resultado de interlocução do setor produtivo o acordo de fretamento de ônibus de empresas de turismo para transportar profissionais da saúde em Maceió e no interior. “A iniciativa visa desafogar o transporte público, agilizar a mobilização dos servidores e, também, gerar receita para o segmento de transporte de turismo”, diz.


Parceria

O prefeito de Olho D’Água das Flores, Zé Luiz dos Anjos, está buscando parcerias para gerar emprego e renda no município. Ele já esteve reunido com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rafael Brito, para discutir a viabilidade de implantação de um Polo Multissetorial na cidade e o fortalecimento da área têxtil na cidade.


Alagoas Maior

Durante a reunião, Zé Luiz também discutiu os projetos de desenvolvimento econômico para Olho D’Água das Flores, entre eles a inclusão das atividades da cajucultura no programa desenvolvido pela Sedetur, o Alagoas Maior. “Nossa proposta é de que os produtores possam ser contemplados com as ações do programa e passem a receber apoio da Sedetur e do Sebrae para acessar os mercados”, ressaltou.


Para aulas...

Nas lojas da Vivo no Nordeste, a venda de fones e headphones cresceu 49,6%, nas primeiras três semanas de março, em comparação ao mesmo período do ano passado. A alta de vendas coincide com o novo fechamento de cidades em todo o território nacional e a volta das aulas para o formato remoto.


...on line das crianças

Pais e responsáveis têm investido em equipamentos de melhor qualidade que possibilitem um melhor aproveitamento do aprendizado. A marca tem opções, nas lojas físicas e online, voltadas para o público infantil, respeitando o controle de decibéis recomendado para crianças e adolescentes, até o adulto.


Balança

A balança comercial brasileira fechou o ano de 2020 com saldo positivo de US$ 50,9 bilhões, com destaque para o agronegócio, que bateu recorde com saldo final de US$ 87,7 bilhões. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nessa quarta-feira (31), uma análise com os principais fatores que contribuíram para que o Brasil se mantivesse como um dos principais fornecedores de commodities agropecuárias no mercado mundial no ano passado, com destaque para a soja e as carnes (bovina, suína e de frango), além de tendências para 2021.


Sementes

A Federação Unicafes Alagoas, que representa 30 cooperativas da agricultura familiar no Estado, quer celeridade para o início das operações do Programa de Sementes visando melhor aproveitamento de plantio da Safra 2021. A distribuição, segundo a portaria nº 44 de 25 de março de 2021, será de milho, feijão ou sorgo.


Safra

Mesmo sendo um programa orquestrado por processo de licitação, a retomada das sementes pelo governo do Estado deve impulsionar a safra 2021. “Teremos uma safra mais otimista e produtiva, certamente. Temos discutido junto ao secretário João Lessa pontos para requalificar, dando mais perspectivas para a produção”, relata o Antonino Carvalho, presidente da federação.

Mais matérias desta edição