Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA03042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 03/04/2021

Matéria atualizada em 03/04/2021 às 04h00

Missão
Empresário, produtor rural, com um estilo “arrojado" muito próprio, João José Pereira Filho, tem uma nova missão pela frente. Joãozinho Pereira, que já foi prefeito de Teotônio Vilela por três mandatos e deputado estadual, é o novo superintendente da Codevasf em Alagoas.

Quem sai
A nomeação para a Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Penedo, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (31). Joãozinho substitui Ricardo Alexandre Lisboa Vieira.

Foco 
Mantendo seu estilo, com “fé e foco na missão”, Joãozinho avisa que assume o novo cargo para somar: “Vamos para a Codevasf para ajudar a desenvolver nosso Estado, com total apoio do nosso deputado Arthur Lira”.

Somando
A indicação de Joãozinho foi do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fiel aliado da família Pereira. Mas o novo cargo não afasta os Pereira do grupo de Renan Filho.

Aproximando
O novo superintendente da Codevasf mira o fortalecimento da relação entre duas das principais lideranças da política de Alagoas hoje. “Seremos a ponte de união para o futuro. Vamos juntar o que nos une, e não o que nos separa! Momento é de somar forças para o bem de Alagoas”, afirma.

Inovação...
O Programa Catalisa ICT, articulado pelo Sebrae com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, selecionou mil pesquisas de todo o País nas mais diversas áreas de atuação.

...em Alagoas 
Somente em Alagoas, 20 projetos de negócios com potencial inovador foram contemplados e serão acelerados nos próximos meses dentro de uma jornada que vai oferecer ao seu público-alvo nesta primeira etapa, mestres, doutores, mestrandos e doutorandos, capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial em todo o Brasil.

Aprovado
A Câmara de Maceió aprovou essa semana o Projeto de Lei do vereador Joãozinho (Podemos) que institui no calendário oficial da capital o Dia Municipal de combate à Microcefalia, que será comemorado no dia 23 de setembro. O vereador atendeu a uma solicitação da AFAEAL (Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas), entidade sem fins lucrativos que trabalha no cuidado e bem-estar das crianças com microcefalia e alterações neurológicas.

Aprovadas 
Na assembleia geral ordinária e extraordinária da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizada nesta semana foram aprovadas as prestações de contas referentes ao exercício 2020 da empresa. 

Conselho 
Na assembleia da CPLA, que foi realizada online por conta da pandemia da Covid-19, também foram eleitos os novos integrantes do Conselho Fiscal da cooperativa. 

Marituba 
A Usina Caeté - Unidade Marituba concluiu a safra 20/21, no último dia 21, e promoveu homenagens para seus colaboradores das áreas administrativa, agrícola e industrial que desempenharam com destaque suas atividades. As premiações foram realizadas na área de vivência da empresa, cumprindo o protocolo de distanciamento e medidas sanitárias. 

Cana 
A safra 20/21 da Marituba foi finalizada com mais de 1,1 milhão de toneladas de cana processadas com uma produção de 2 milhões de sacos de açúcar e 30,1 milhões de litros de etanol. O ATR registrado da safra foi 135,7 kg/TC. A eficiência de moagem foi de 90,4%. A recuperação em ART de 87,72% foi acima dos 87% planejados. 

Milho 
A unidade armazenadora da Conab em Maceió recebe nesta semana uma nova partida de mil toneladas de milho em grãos para venda a pequenos criadores que utilizam a ração animal. O produto será negociado pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB) e deverá atender à demanda de 300 produtores cadastrados, localizados na zona da mata e regiões Norte e Sul do Estado. 

ProVB 
Operacionalizado pela Conab, o ProVB tem como objetivo permitir aos pecuaristas o acesso aos estoques públicos, em igualdade de condições oferecidas aos médios e grandes produtores e avicultores que acessam esses estoques por meio de leilões públicos. Os preços praticados no programa são compatíveis com os praticados nos mercados atacadistas locais. 

Alerta
A Fiocruz alerta que o quadro geral do Brasil se mantém extremamente crítico. Em Alagoas, que hoje se encontra com 89% das UTIs ocupadas pela Covid-19, a situação é de alerta crítico. Para os pesquisadores, o país pode passar por uma crise que vai impactar o sistema de saúde e quadro sanitário.

Vermelho
Apenas dois estados - Amazonas e Roraima - aparecem em alerta intermediário de leitos de Covid-19. Todos os demais estados e o Distrito Federal permanecem na zona de alerta crítico, com taxas de ocupação superiores a 80%. De acordo com o boletim de ocupação de leitos da Sesau, de quarta (31), Alagoas estava com 87% das UTIs ocupadas; Maceió com 90% dos leitos para tratamento intensivo ocupados, e o interior com 83%.

Mais matérias desta edição