Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA06042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 06/04/2021

Matéria atualizada em 06/04/2021 às 04h00

Atraso

A vacinação anda lenta em vários municípios de Alagoas. No sábado, como revelei em meu blog no Gazetaweb, União dos Palmares e Rio Largo estavam imunizando pessoas com 60 anos ou mais, enquanto cidades como Delmiro Gouveia, Campo Alegre e Coruripe estavam ainda na faixa de 66 ou mais.


Acelerando

Algumas cidades simplesmente pararam a vacinação no final de semana, em função do feriadão – como se o vírus tirasse folga. Em outros municípios, o período foi acelerado para um mutirão de imunização. Marechal Deodoro vacinou, apenas no sábado, 1,4 mil pessoas – um recorde se considerada a sua população.


“Incentivo”

Após a publicação do blog, o governo de Alagoas reconheceu que vários municípios enfrentam dificuldades para vacinar as pessoas. Tanto que o governador promete anunciar um “incentivo” financeiro para as prefeituras das cidades que estão com problemas em aplicar as vacinas.


Reforço

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, explica que o Estado já entrega, além das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, seringas para as prefeituras. O inventivo financeiro do Estado será principalmente para “pessoal e equipamentos como geladeiras específicas para a armazenagem”.


Expoalagoas

A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) confirmou nesta segunda-feira, 5, a suspensão da edição deste ano da Expoalagoas Genética, que seria realizada em maio, em virtude do avanço da pandemia de Covid-19 no País.


Cuidado

O presidente da ACA, Domício Silva, assim como em 2020, repetiu a decisão por medida de segurança e em respeito à população. “A ACA vai continuar prestando seu apoio e estando presente nas atividades do setor. Agradecemos o apoio e confiança de sempre”, declarou Domício.


Expoagro

A ACA trabalha, no entanto, com a perspectiva de realizar a Expoagro em outubro. Até lá, avalia Domício, a expectativa é que a pandemia esteja sob controle em todo o Estado. “No ano passado, conseguimos realizar a exposição porque o número de casos estava em baixa e o governo liberou eventos ao ar livre com capacidade reduzida. Esperamos que este ano a gente possa fazer uma grande exposição, com toda a nossa população já vacinada”, aponta.


Live

Nesta terça-feira, das 10h às 12h, o Senar Alagoas realizará uma live sobre Livro Caixa para o Produtor Rural. A live contará com as participações de Carla Christine, analista de Arrecadação do Senar AL, e Elielton Souza de Miranda, instrutor de cursos por diversas entidades como a CRC, Senar, Sescon, Sescap, Federação de Contadores de Minas Gerais, Sindicatos Contábeis e empresas particulares. A live será transmitida pelo Youtube e é necessário fazer inscrição no site do Senar Alagoas.


Positivo

A agropecuária registrou saldo positivo de 23.055 postos de trabalho formais em fevereiro de 2021, o melhor resultado para o mês desde 2011, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A publicação analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na terça (30), pelo Ministério da Economia, que apontou a abertura de 401.639 novas vagas de empregos no país em fevereiro.


Agricultura

O projeto de lei que prevê ações emergenciais como forma de amparar a agricultura familiar devido à pandemia da Covid-19 deve ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados. A medida pode ajudar a aliviar os impactos no setor, uma vez que a pandemia tem causado grandes prejuízos principalmente para os produtores de leite e de hortaliças.

Mais matérias desta edição