Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA14042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 14/04/2021

Matéria atualizada em 14/04/2021 às 04h00

Desempenho

As atividades econômicas de atacado, varejo e indústria tiveram crescimento nominal, em conjunto, de 45% no mês de março de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que aponta o novo boletim do movimento econômico de Alagoas, divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado nessa terça-feira (13). 


Metódo

A Sefaz analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos no período, avaliando os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas durante a pandemia no Estado. 


Varejo 

De acordo com os dados, o varejo apresentou crescimento geral de 36%, com destaque para os segmentos de bebidas (112%), material de construção (67%), hipermercados e supermercados (32%), comércio de veículos, alimentos e medicamentos (29%) e combustíveis (23%), que juntos representaram 75% dos valores totais emitidos. 


Indústria

O segmento industrial teve crescimento de 72%, tendo se destacado a fabricação de cloro e álcalis (796%), resinas (186%), fabricação de produtos químicos (96%), fabricação de açúcar (53%), moagem de alimentos (42%), e a fabricação de alimentos (41%), representando 75% dos valores de emissões no período. As atividades que tiveram resultados negativos foram fabricação de fumo (-32%) e frigoríficos e peixarias (-4%), representando menos de 1% em relação ao total de emissões no período.


Atacado

Já o setor atacadista teve aumento de 31%, com destaque para atacadistas de construção (60%), atacadista de mercadorias (37%), atacadista de produtos químicos (34%), bebidas (29%), combustíveis (26%) e alimentos (21%), que representaram 87% dos valores totais emitidos.


UBL 

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, esteve reunido com o novo superintendente da Codevasf, João José Pereira Filho. No encontro, que contou com a presença de dirigentes de associações de agricultores familiares da região da bacia leiteira do Estado, o tema central foi o debate sobre a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), localizada no município de Batalha. 


Reunião 

No encontro, de acordo com Cícero do Leite, presidente do Assentamento Cajá do Negros, o superintendente da Codevasf teria informado que vai se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para que possam juntos encontrar uma forma de conseguir uma possível liberação de recursos para ajudar a colocar a UBL em funcionamento. 


Posse 

Motivado, o novo secretário da pasta da Agricultura, Maykon Beltrão, ex-prefeito de Feliz Deserto, tomou posse ontem em solenidade realizada no Palácio República dos Palmares. O gestor afirmou que dará continuidade às ações já iniciadas, trabalhando para aumentar a produção do Estado. 


Beltrão 

O presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida, parabenizou a nomeação de Maykon Beltrão para a Secretaria de Estado da Agricultura. “Em nome dos produtores rurais alagoanos, desejo sucesso ao Mayron Beltrão pela nomeação como secretário de Estado da Agricultura. Não há dúvidas de que Mayron traz sua experiência de gestão pública para contribuir com um projeto de fortalecimento do agronegócio”, declarou Almeida. 


Mudanças

Após a posse de Maykon Beltrão na Seagri, realizada nesta terça-feira (13), o setor público agrícola terá nova mudanças no segundo escalão. Por indicação do deputado federal Marx Beltrão (PSD), João Paulo Calheiros será nomeado presidente da Emater. E o ex-vereador de Maceió Zé Márcio será o novo presidente da Adeal.


Alinhando

As trocas nos órgãos serão pontuais, dentro de um processo de rearranjo político no grupo de Marx Beltrão. E tudo aponta que os atuais gestores de Emater (Adalberon Sá Rocha) e Adeal (Isaac Albuquerque) continuarão atuando nesses ou em outros órgãos do setor agrícola.


Técnicos

“Tanto o Adalberon quanto o Isaac são excelentes técnicos. Acredito que podem e devem continuar, assim como o João Lessa, contribuindo na Seagri. São amigos meus, que mostraram competência na gestão. Apenas fizemos alguns ajustes necessários em função do quadro político”, pondera Marx.


Pindorama

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, acompanhado pelos demais integrantes da diretoria, recebeu, ontem, uma comitiva composta por diretores do Sebrae/AL, que conheceu de perto o funcionamento das fábricas e projetos da empresa. O encontro teve a finalizar de estreitar ainda mais a parceria já sólida existente entre a cooperativa e o Sebrae.


Canal 

Segundo a Emater, nas regiões do médio e do alto sertão alagoano, quase 90 produtores realizam o plantio às margens de uma das obras mais importantes para a população alagoana nos últimos anos: o Canal do Sertão. Segundo o instituto, sete municípios estão sendo atendidos com a prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER).

Mais matérias desta edição