Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA04092021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/09/2021

Matéria atualizada em 04/09/2021 às 04h00

Vice de Lula

O Gazetaweb trouxe reportagem, ontem, revelando que o presidente nacional do PSD dá sinais claros a aliados de que está na disputa para ser candidato a vice-presidente na chapa do presidente Lula. Com peso político nacional, Gilberto Kassab, será – se assim desejar – fortíssimo candidato à vaga. E teria, pela sua posição, peso numa eventual disputa com o governador Renan Filho (MDB).


Outro nome

O maior obstáculo de Renan Filho, se ele quiser ser candidato a vice de Lula, no entanto, estará dentro do seu próprio partido. O presidente do MDB, Baleia Rossi, disse nessa terça-feira (31), ao Antagonista, que uma eventual candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência em 2022 está ganhando força no partido. Segundo o deputado, Tebet está se destacando na CPI da Covid e tem demonstrado “um entusiasmo muito grande”.


Convite

Tebet já foi convidada pelo presidente do MDB, Baleia Rossi, para ser o nome do partido em uma possível candidatura ao Palácio do Planalto em 2022. A senadora Simone Tebet estabeleceu setembro como prazo para decidir de topa ou não a empreitada. Agora é esperar para ver o que ela diz.


ATR

Reunidos na Asplana, fornecedores de cana de Alagoas assistiram à apresentação do tradicional fechamento dos preços da ATR de agosto, final de safra, onde dados técnicos reforçaram a confiabilidade do modelo adotado pelo Consecana-AL/SE na sistemática de cálculos.


Detalhe

No encontro, que detalhou os números da safra 20/21, foram apresentados os dados sobre a qualidade e pagamento de cana pelo teor de sacarose.


ATR

O ATR que finalizou a safra 20/21 fechou o ciclo da cana em Alagoas com variação de -1,8% em agosto. Entre os produtos que fazem parte do mix da cana em Alagoas, o VHP destinado ao mercado americano foi o único que teve queda de preço.


Rodovia

Em encontro com o presidente do DER-AL, Helder Gazzaneo, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, solicitou urgência para a restauração da Rodovia Estadual AL-105, trecho que liga a Usina Coruripe à Colônia Pindorama, até o povoado Bolívar, no município de São Sebastião.


Urgência

Klécio Santos afirmou que a demanda tem urgência, já que teve início o período de moagem de cana e a alta temporada do turismo se aproxima, havendo um aumento vertiginoso no fluxo de veículos, ampliando os riscos de acidentes.


Nacional

O setor de serviços, um dos mais atingidos pela pandemia do coronavírus, têm mostrado sinais de recuperação e foi o segmento que mais realizou novas contratações em julho. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Caged do Ministério da Economia, das mais de 229 mil novas vagas criadas pelas micro e pequenas empresas nesse período, 94,2 mil foram do setor de serviços, o que corresponde a 42% dos novos postos de trabalho criados pelos pequenos negócios.


Plenária

A Unicafes Alagoas abriu canal para estreitar ainda mais os laços com as cooperativas da agricultura familiar. Nessa sexta-feira, 2, a Federação realizou sua 2ª Plenária, que contou com a participação e 17 cooperativas vinculadas. Entre os temas apresentados pela Unicafes estiveram as mudanças no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o lançamento do Leilão Para Você, a mais nova modalidade de comercialização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Preparativos

Grande palco da pecuária leiteira de Alagoas, o Parque Mair Amaral vem recebendo obras de revitalização para melhor receber o público visitante e os rebanhos que serão expostos durante a 38ª Expo Bacia Leiteira, que ocorrerá de 6 a 9 de outubro, em Batalha. A prefeitura de Batalha segue pavimentando os pavilhões que abrigam os bovinos e promovendo manutenção da estrutura e equipamentos hídricos.


Expectativa

O Parque Mair Amaral deve receber cerca de 300 animais que vão participar da exposição, torneio leiteiro e julgamentos das raças gir leiteiro e girolando. A expectativa é que seja movimentado em negócios cerca de R$ 1 milhão com a comercialização de animais, equipamentos e veículos rurais.

Mais matérias desta edição