Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA10092021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 10/09/2021

Matéria atualizada em 10/09/2021 às 04h00

Independentes

O grupo majoritário da Assembleia Legislativa de Alagoas terá candidato ao governo em 22, com ou sem acordo com Renan Filho. A decisão já foi tomada. Marcelo Victor e companhia vão marchar independentes do atual governador e outros líderes políticos – inclusive o deputado federal Arthur Lira.


Sem restrições

Renan Filho pode até participar da campanha – se “quiser”. O grupo da Assembleia Legislativa avisa que não há restrições ao governador. Mas vai o alerta de um influente deputado: “ele vem se quiser, mas se vier não será o que ele gostaria. O tempo do acordo passou. Decidimos não esperar mais”, aponta.


Crescimento

Com a safra 21/22 iniciada em agosto passado, o diretor técnico da Asplana, Antônio Rosário, declarou que a expectativa é de crescimento para o atual ciclo da cana em Alagoas, superando 18 milhões de toneladas de cana processadas.


Chuva

Para Rosário, a regularidade das chuvas foi um fator que influenciou este cenário. Ele afirma que as chuvas que ocorreram até agosto garantem uma certa reserva no solo para os meses de setembro e outubro.


CPLA

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) fará parte da programação do maior evento agropecuário do interior de Alagoas, a 38ª Expo Bacia Leiteira. A exposição, que conta com o apoio da CPLA, será realizada no Parque Mair Amaral, em Batalha, no período de 06 a 09 de outubro.


Programação

Além de participar da competição do torneio leiteiro, os agricultores familiares da CPLA também estarão presentes no 1° Encontro de Colaboradores de Fazendas de Leite e no evento que comemora o aniversário de 19 anos do Programa do Leite em Alagoas, além do café da manhã de autoridades com representantes da Unicafes/AL e na Feira de Genética da Agricultura Familiar.


Merenda Legal

O Programa Merenda Legal, que incentiva a aquisição dos itens da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi tema da reunião entre os dirigentes da Unicafes Alagoas e o Sebrae, em reunião realizada na segunda-feira,6. A parceria com o Sebrae seguirá para o âmbito de formação enquanto capacitação em empreendedorismo e tecnologia da informação.


Rede

Atualmente, segundo o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, a rede colaborativa que vai auxiliar os agricultores inscritos no PNAE, envolve a contribuição de instituições com o Tribunal de Contas Estadual, Ministério Público Federal, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), além do Conselho Estadual de Nutrição.


Seleção

A seleção de touros do Leilão Nelore Barros Correia, que acontece no próximo dia 23 de outubro, às 13h, na Fazenda Recanto, levará ao criador como marca registrada sua performance em provas de ganho de peso e estatísticas positivas de reprodutores melhoradores enquanto participantes do Programa de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Zebuínos (ABCZ) – o PMGZ. Serão 80 lotes, com animais com a média de 30 meses e 820 quilos criados e recriados no sistema à campo.


Volume

O volume de touros do remate vai atender aos múltiplos interesses do mercado. Os animais poderão ser direcionados à central de reprodução, utilizados no repasse de fêmeas PO ou para a produção em Inseminação Artificial. “Os lotes são todos qualificados como Deca1, de muita qualidade genética e morfológica, com o equilíbrio necessário para a preservação da raça a partir dos ganhos das gerações anteriores”, resumiu o criador Celso Barros Correia.


Mega Touros

A largada da Expoagro será dada já neste domingo, 12, com a edição virtual do 3º Mega Touros, promovido pelos pecuaristas Márcio e Mauro Paiva, do Nelore SMP. O remate vai ao ar pela Agreste Leilões TV, no Youtube, com a oferta de 100 lotes de reprodutores nelore retirados da reserva do criatório. Dinâmico e atendo ao atendimento pós-venda, o remate ainda fará a entrega dos animais comercializados na região Nordeste. O cliente também terá condição de pagamento parcelado em 30 vezes. A oferta exclusiva de machos nelore, entre 24 e 28 meses, segue a filosofia em trabalhar com o melhor material genético e assim ofertá-lo ao mercado.

Mais matérias desta edição