Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA25052022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 25/05/2022

Matéria atualizada em 25/05/2022 às 04h00

Decreto

A Sefaz-AL lançou decreto que possibilita a reabertura de um novo prazo de adesão ao Profis 2022 para quitação de pendências relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


Novidade

A novidade é que essa nova edição inclui débitos de ICMS ocorridos até 31 de dezembro. Anteriormente, apenas os fatos geradores até abril de 2021, espontaneamente denunciados ou informados pelo contribuinte à repartição fazendária, estavam inseridos no Profis.


Turismo

A Sedetur deu prosseguimento, ontem, às tratativas da retomada econômica do estado pós-Covid. A diretoria da pasta se reuniu com gestores da Instância de Governança Lagoas, Mares e Rios do Sul para discutir estratégias para desenvolver o turismo da região.


Termo

Na última sexta-feira (19), durante o evento de lançamento da retomada econômica do estado pós-Covid, o governador Paulo Dantas e a secretária assinaram um Termo de Fomento com a Instância para repasse de recursos destinados à promoção da região.


Contratação

De acordo com o presidente da Instância, Marco Jacinto, uma parte do recurso será destinada à contratação de um consultor, que irá trabalhar na formatação de novos produtos turísticos na região.


Exportações

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde para o mês. O número representa alta de 14,9% em relação a abril de 2021.


Produtos

O agronegócio brasileiro registrou 51,5% de market share sobre o total exportado pelo Brasil. Os produtos exportados que mais se destacaram no mês de abril foram os do complexo soja (óleo, grão e farelo), carnes bovina e de frango e café.


Importação

As importações do setor foram de US$ 1,32 bilhão em abril (+14,8%), explicadas também pela expansão dos preços médios, que subiram 14,8%.


Programa

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o consórcio AWL, formado pelas aceleradoras Artemisia, Wayra e Liga Ventures, lançaram ontem (24) a chamada para o ciclo 2022 do BNDES Garagem – Negócios de Impacto.


Inscrições

Até 24 de junho, estarão abertas as inscrições para os dois estágios do programa criação (focado no desenvolvimento de novos negócios de impacto socioambiental) e tração (para ganho de escala de startups). Poderão se inscrever empreendimentos que tenham como foco ideias ou projetos relacionados à solução de problemas sociais e/ou ambientais.


ICMS

Líderes da oposição manifestaram apoio ao projeto de lei que fixa um teto de 17% para a cobrança do ICMS de combustíveis e de energia elétrica, afirmou nessa terça-feira o autor da proposta, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), que participou de uma reunião comandada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a presença do ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida.


Rota

Proposto pela Unicafes Alagoas, o Programa Rota da Merenda Legal realizou sua quinta edição ontem, em Viçosa, reunindo mais de 150 participantes representantes de 17 municípios da região da Zona da Mata e do Vale do Paraíba.


Participação

O encontro recebeu diretores escolares, gestores municipais, procuradores e nutricionistas - com objetivo de informar e qualificar o debate entorno do processo de compras e do cumprimento da legislação do PNAE, que prevê o destinamento mínimo de 30% do orçamento para a aquisição dos itens da agricultura familiar.

Mais matérias desta edição