Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA04082022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/08/2022

Matéria atualizada em 04/08/2022 às 04h00

Sebrae

Cerca de 30 pessoas que fazem parte do projeto Ecossistema Local de Inovação do Sebrae realizaram uma visita técnica à Cooperativa Pindorama, nesta semana, para conhecer o processo produtivo, gestão de pessoas e o sistema cooperativista que é exemplo para todo o país.


Objetivo

A visita teve o propósito de fomentar a integração entre os atores envolvidos no projeto, visando aumentar a visibilidade das ações realizadas localmente, além de oportunizar o surgimento de negócios que possam impulsionar as atividades de inovação.


Pindorama

A Cooperativa Pindorama, que surgiu em 1957, fundada pelo franco-suíço René Bertholet, conta com 1.050 associados e gera mais de dois mil empregos, tendo uma área superior a 30 mil hectares distribuídos em cerca de 1,4 mil lotes.


Crédito

Foram liberados, de janeiro a junho deste ano, por meio do Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário (Terra Brasil – PNCF), R$ 58,99 milhões dos recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.


Regiões

Das 529 operações analisadas nesse período, 62,4% foram na região Nordeste; 14,4% no Sul; 13,4% no Sudeste e 9,6% no Centro-Oeste. O programa deve beneficiar mais de 400 agricultores até o final de 2022.


MEI

A partir do dia 1º de janeiro de 2023, os Microempreendedores Individuais (MEI) prestadores de serviços poderão emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica no Portal do Simples Nacional.


Emprego

A economia brasileira gerou, no primeiro semestre de 2022, 1.334.791 novas vagas de empregos formais, conforme o Novo Caged do Ministério do Trabalho e Previdência. O resultado é 9,8% menor ao ser comparado ao primeiro semestre de 2021, quando foram criados 1.478.997 novos postos de trabalho.


Agro

A agropecuária foi responsável pela criação de 84.043 vagas de trabalho, cerca de 6,3% do total de empregos gerados no país, nesse período, todos os setores econômicos apresentaram aberturas de vagas de empregos.


Remates

A Expoagro/AL receberá ao menos sete leilões neste ano, segundo a programação prévia da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). Os remates devem variar entre os formatos presenciais e híbrido, durante o evento que vai acontecer em entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Pecuária.


Prateleira

Na prateleira, vão estar as raças bovinas nelore, gir leiteiro e girolando. No plantel equino, o quarto de milha também vai apresentar a produção local. A comercialização da raça santa inês vai acontecer no Leilão Santa Inês Nacional.


Tradição

Seguindo a tradição, os Irmãos Barros Correia abrirão a programação com o 21º Leilão Nelore Barros Correia, no dia 22 de outubro. A Exposição também recebe os leilões: Nelore Alfredo Maya, Nelore Positivo, Nelore Floc, Leilão Santa Inês Nacional, Maceió Horse’s Show e Mais Leite.


Diversidade

De acordo com o presidente da ACA, Domicio Silva, a programação vai atender a todos os públicos. “Há uma diversidade interessante de animais, com produtos específicos para cada categoria de produção, e com venda de genética de primeira linha”.

Mais matérias desta edição