Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5653
Mercado Alagoas

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA09022024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/02/2024

Matéria atualizada em 09/02/2024 às 04h00

Seminário

Arapiraca vai receber entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março o Seminário Continental da Juventude Agrária Católica da América Latina, com encontros que serão realizados no Polo Agroalimentar da cidade.

Internacional

Voltado para jovens ligados ao setor agropecuário, o evento vai receber caravanas do Piauí e de representantes de dez países da América Latina. A ação conta com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL).

Tema

O evento promete uma abordagem ampla e didática sobre temas ligados à sucessão rural, além da participação ativa e do fomento à atuação dos jovens no campo. O objetivo é fortalecer o debate público e global para o empoderamento das camadas da juventude enquanto agentes e sujeitos atuantes no segmento rural.

Rota

As cooperativas alagoanas estão participando da Rota Tecnológica da Fruticultura, que segue até o próximo dia 13. Entre os pontos de parada está a 36ª Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná.

Bagagem

De acordo com a coordenadora técnica da Unicafes-AL, Cinara Bernardo, os participantes estão tendo oportunidade para aprimorar conhecimento e acessar novas tecnologias e processos inovadores para a agricultura familiar.

Show Rural

Além da exposição Show Rural Coopavel, o grupo também passou pela Unidade da Embrapa voltada para a produção de Arroz, Feijão e Soja, além da recepção ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

SP

Com apoio do Sindaçúcar-AL, será realizado, no período de 06 a 07 de março, o 8º SANTANDER DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Público

O encontro, que reúne as principais lideranças do setor sucroenergético, a exemplo de executivos, industriais e dirigentes governamentais, ocorrerá no Taiwan Centro de Eventos.

Clima

O IBGE, que divulgou os dados, explica que fatores climáticos foram os principais motivos que causaram o aumento no preço dos alimentos no começo de 2024.

Pregão

O dólar teve mais um dia positivo e encerrou o pregão desta quinta-feira (8) em alta. O movimento foi impulsionado por novos dados de emprego nos Estados Unidos e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, que veio acima do esperado.

Dólar sobe e bolsa cai

Ao final da sessão, o dólar subiu 0,54%, cotado a R$ 4,9946. Na máxima do dia, chegou aos R$ 5,0010. Já o Ibovespa encerrou em queda de 1,33%, aos 128.217 pontos.

Mais matérias desta edição