Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5715
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA12042024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 12/04/2024

Matéria atualizada em 12/04/2024 às 04h00

Safra

Com mais de 19,1 milhões de toneladas de cana processadas desde a segunda quinzena de agosto de 2023 até março passado, a safra segue em Alagoas com apenas duas das 15 usinas ainda em operação - Porto Rico e Sumaúma. A expectativa é que o ciclo seja finalizado até a próxima semana.

Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Sedics, e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) serão anfitriões da reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – COPANT, que acontecerá de 28 deste mês a 1º de maio no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió, com apoio da Câmara de Fomento Internacional (CFI).

Varejo

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1% no país em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. Essa é a segunda alta consecutiva do setor, que havia apresentado crescimento de 2,8% em janeiro.

Dívidas

Pessoas com dívidas em atraso com instituições financeiras podem participar, até 15 de abril, da edição de 2024 do Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira. A iniciativa do BC, Febraban, Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Procons de todo o país. Podem ser negociados débitos em atraso sem bens dados em garantia.

Grãos

A sétima estimativa da safra de grãos 23/24, divulgada Conab, aponta que a produção de grãos no país deverá atingir um total de 294,1 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 8% à obtida na temporada passada, ou seja, 25,7 milhões de toneladas a menos a serem colhidas.

Fomento

A Unicafes Alagoas vai reforçar a atuação das mulheres em suas singulares por meio do projeto Mulher Coop, desenvolvido para capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades de agricultoras e mulheres nas comunidades rurais.

Visitas

A secretaria de Mulheres, Verônica Gomes, realizou uma série de visitas às cooperativas buscando fortalecer o projeto. “Ouvimos as principais demandas dessas mulheres e o que elas buscam para engatar um projeto de empoderamento produtivo e de atuação crítica na sociedade”, explicou Gomes.

Exposição

A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) está com tudo pronto para mais uma Expolagoas Genética, de 15 a 21 de abril, no Parque da Pecuária. O evento é focado nas demandas dos pecuaristas e vai procurar debater as pautas fiscais e tributárias do setor.

Programação

Além do espaço democrático de debates, a Expoalagoas Genética vai recebe exposição e julgamento de três raças, três leilões e eventos técnicos regionais como a Mega Leite e o Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador.

Mais matérias desta edição