Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5715
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA17042024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 17/04/2024

Matéria atualizada em 17/04/2024 às 04h00

Finalizada

Com o fim da moagem das usinas Sumaúma e Porto Rico, a safra 23/24 foi encerrada em Alagoas. Dados preliminares coletados pelo departamento técnico do Sindaçúcar-AL – sem contabilizar ainda com os números finais das duas unidades industriais –, apontam para uma moagem superior a 19,5 milhões de toneladas de cana beneficiadas.

Números

A safra 23/24, iniciada na segunda quinzena de agosto do ano passado pela usina Santo Antônio, contou com 15 unidades industriais em operação e perdurou por mais de sete meses.

Turismo

Com intuito de promover o turismo do estado, fortalecendo as conexões e parcerias, o Destino Alagoas está com estande próprio no principal evento mundial da indústria de turismo da América Latina, a WTM Latin América. O evento reúne o trade turístico de todo o mundo durante três dias de inovação, conhecimento e networking. A WTM ocorre até hoje, dia 17, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Mercado

O Mercado Livre anunciou a criação de mais de 6,5 mil empregos no Brasil e o aporte de mais de R$ 23 bilhões no país, o maior valor já alocado pela companhia em seus 25 anos de história.

FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta crescimento de 3,2% para o PIB mundial, tanto em 2024 como em 2025. O percentual é o mesmo observado também em 2023. De acordo com o informe Perspectivas da Economia Mundial, o Brasil crescerá 2,2% em 2024 e 2,1% em 2025.

Agro

A programação da Expoalagoas Genética segue nesta quarta-feira, 17, no Parque da Pecuária. O dia promete receber grande público para o Encontro de Gerentes e Vaqueiros, a partir das 9h, na Casa do Criador.

Aquecendo

A pista de julgamentos recebe os animais da raça nelore para pesagem e admissão. As disputas dos equinos mangalarga marchador vão inaugurar a pista central do Parque. Deverão passar pelo local 300 animais, com competidores dos nove estados do Nordeste.

Inaugurando

A Coopaiba inaugura nesta quarta-feira, 17, mais uma unidade da economia solidária que vai fomentar a geração de renda para mulheres. Trata-se da inauguração da Associação Super Bonita, a partir das 19h.

Decreto

Buscando fortalecer as micro e pequenas empresas, o Governo Federal publicou, no último dia 11, o Decreto nº 11.993, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que institui a Política Nacional de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, e o Decreto nº 11.994, que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino.

Fortalecendo

O Decreto nº 11.993 visa fortalecer os pequenos negócios, que representam 30% do PIB e 72% dos empregos. A iniciativa inclui fomento à inovação, acesso a mercados e financiamento sustentável, integrando as empresas nas cadeias produtivas nacionais e globais.

Mais matérias desta edição