Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5715
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA18042024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 18/04/2024

Matéria atualizada em 18/04/2024 às 04h00

Pindorama

A Cooperativa Pindorama promove uma inovação no sistema de produção de etanol de cereais. Uma adaptação nas torres de destilação de álcool e dornas da cana, além da compra de dois novos moinhos, vão contribuir para o aumento da capacidade de fabricação do etanol a partir do milho e do sorgo, além do WDG, que é um coproduto resultante da fabricação do etanol, rico em proteínas e destinado à nutrição animal.

Produção

Atualmente, a usina de etanol de cereais da Pindorama fabrica cerca de 120 mil litros por dia, com a produção de aproximadamente 120 toneladas de WDG. Com as adaptações, no caso do etanol, estima-se a produção de cerca de 180 mil litros/dia, enquanto a de WDG saltaria para a casa das 200 toneladas/dia.

Atividade

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) aumentou 0,4% de janeiro para fevereiro. O indicador é considerado uma prévia do PIB. Tendo como recorte o trimestre encerrado em fevereiro deste ano, o resultado é também de alta, de 1,23%.

IR

A Receita Federal informa que já foram entregues mais de 15,1 milhões de Declarações do Imposto de Renda 2024 do País. São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo, em 31 de maio. Será cobrada multa de quem for obrigado a entregar a declaração e não o fizer.

Mangalarga

A exposição do cavalo mangalarga marchador teve início nessa quarta-feira, 17, na Expolagoas Genética, recebendo o 5º Campeonato Nordestino da raça. Nesta edição, quase 350 animais – de todos os estados do Nordeste - disputam o prêmio máximo do evento, no Parque da Pecuária. As provas seguem até o sábado, 20, onde serão conhecidos os grandes campeões.

Excelência

A competição iniciou com provas de marcha picada, marcha batida e de morfologia. A qualidade genética apresentada entre potras e potros, é considerada de excelência pela comissão julgadora do Estado de Minas Gerais e credenciada pela Escola de Jurados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

Crescendo

A Associação Alagoana da raça já considera um sucesso a edição. “O público de criadores compareceu, trouxe os seus animais para a prova regional. O mangalarga marchador é a raça que mais tem crescido, é a escolha da família e temos em Alagoas um verdadeiro banco genético que exporta para o Brasil”, explicou Jaime Tavares, presidente da AACCMM.

Agenda

A agenda de atividades da Expoalagoas Genética 2024, promovida pela ACA, segue movimentada. A programação do dia conta com a sequência da exposição do mangalarga marchador e a estreia dos julgamentos do nelore, gir e girolando. O dia será encerrado com o Leilão Santa Nazaré.

Mais matérias desta edição