Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5851
.

CONFIRA OS DESTAQUES DA ECONOMIA ALAGOANA #MA01082024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 01/08/2024

Matéria atualizada em 01/08/2024 às 04h00

CPLA

A parceria do Governo de Alagoas com o Governo Federal, através da Conab, na luta contra a fome ganhou mais um capítulo com a entrega de 50 toneladas de leite em pó a famílias em condições de insegurança alimentar, por meio do Programa Alagoas Sem Fome. O leite – adquirido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – foi comprado junto à CPLA, por intermédio do PAA.


Plano Safra

O Plano Safra 2024/2025 vai contar com R$ 66,5 bilhões em recursos disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor foi anunciado como sendo o maior já operado pelo banco, e representa um acréscimo de investimentos de 73% em relação ao último ano-safra.


Soja e biodiesel

Após um avanço de 21% em 2023, o PIB da cadeia da soja e do biodiesel deve encolher 5,33% neste ano, totalizando R$ 422 bilhões. A queda é resultado da quebra da safra de soja e reflexos nos agrosserviços. As informações são do levantamento realizado pelo Cepea, da Esalq/USP, em parceria com a Abiove.


Retração

Essa retração será parcialmente compensada pelo desempenho da agroindústria, impulsionado pelo biodiesel e pelas exportações de farelo de soja.


Coop

O Brasil tem 1.179 cooperativas do ramo agropecuário registradas até dezembro de 2023. Os dados são do anuário do cooperativismo e devem ser divulgados nesta quarta-feira (31/7), em Brasília, pela OCB.


Investindo

Com esses dados, o setor produtivo se destaca como o que mais investe no sistema cooperativista no país. Considerando todos os ramos, o Brasil tem 4.509 cooperativas, sendo o agro responsável por 26% de todas as existentes em território nacional.


Feira

Na próxima segunda-feira (5), ocorrrá a Feira da Rede Territórios dos Saberes e Sabores, evento organizado por comunidades de economia criativa e turismo de base comunitária dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.


Demonstração

Aberta ao público, a feira será realizada das 9 às 19 horas, no hall da Reitoria da Ufal, com a demonstração e a comercialização de produtos turísticos, produtos alimentícios e artesanato.


Programação

Na programação estão previstas uma série de rodas de conversa, mediadas por facilitadores da Embrapa e da Ufal. As temáticas incluem governança em turismo sustentável, economia solidária e cooperativismo, comunicação participativa etc.


Mercados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nessa quarta-feira, 31, que o governo pretende alcançar 200 novos mercados para produtos agropecuários. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, vem afirmando que a marca pode ser alcançada até o fim deste ano.


Aberturas

Até ontem, o Brasil conquistou 167 aberturas de mercado em 55 destinos desde o início de 2023.

Mais matérias desta edição