Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Opinião

PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE VACINAS

.

Por José J. de Espíndola. Engenheiro Mecânico pela UFRGS. Mestre em Ciências em | Edição do dia 07/01/2021

Matéria atualizada em 07/01/2021 às 04h00


Engenharia pela PUC-Rio. Doutor (Ph.D.) pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton, Inglaterra.

A vacina chinesa, a Sinovac/Butantan, é construída segundo a comprovada técnica do vírus atenuado, que já demonstrou notável eficácia no combate a outras doenças virais. Nada contra ela, desde que sua eficácia no combate ao SARS-Cov-2 (o agente etiológico da doença Covid-19) seja comprovada. O problema com esta vacina não é técnico ou científico, é ideológico, de ideologia canhestra. Infelizmente a Anvisa foi posta sob suspeita por conta de algumas nomeações bolsonaristas que visaram, não necessariamente a competência científica dos nomeados, mas sua fidelidade canina ao presidente de plantão.

A Anvisa, uma agência reguladora do Estado brasileiro, foi aparelhada por Bolsonaro para que se cumpra o seu arrogante e boçal mandado: “Quem manda sou eu”. Nesta definição de aparelhadores estão dois militares e alguns técnicos defensores da hidroxicloroquina e nada simpatizantes (por razões ideológicas, repito) – como o próprio Bolsonaro – da Sinovac/Butantan, também conhecida como Coronavac.

É trágico, para o país, o que o atual presidente fez com a Anvisa, uma agência reguladora – órgão de Estado, portanto, e não de governo. Mas Jair Bolsonaro, que está longe de ser um primor de estadista, parece não entender esta diferença fundamental e continua maltratando a agência com sua ideologia canhestra e politicalha medíocre. Minhas vacinas prediletas são as da Pfizer-BioNTech e da Moderna, que usam uma técnica revolucionária, a do RNA mensageiro (mRNA) e estão dando resultados fantásticos. Países como Reino Unido (onde se desenvolve a vacina da AstraZeneca/Oxford), Canadá, Arábia Saudita, Bahrein e México já compram essas vacinas, estão vacinando seus cidadãos, ou em via de vaciná-los. Já no Brasil de Bolsonaro a situação é trágica. Jair Bolsonaro apostou todas as fichas do país em uma única vacina, a da AstraZeneca/Oxford, que por um acidente de percurso está com o desenvolvimento atrasado. O Brasil pode até tentar - atrasado como está - adquirir as duas vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna (ou mesmo a Sputnik V, do instituto russo Gameleya). Se fizer isto – e parece que está tentando, já que a ideologia está trabalhando contra a popularidade de Bolsonaro – o Brasil entrará nas últimas posições da fila de compradores. Não será para breve a chegada (se houver mesmo compra) dessas vacinas por aqui. O menos ruim para o país será um investimento elevado na “vacina do Dória”, a chinesa Coronavac, para desapontamento e injúria política de Jair Bolsonaro e seus cupinchas.

Mais matérias desta edição