Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Opinião

HOMESCHOOLING NÃO É PRIORIDADE. EDUCAÇÃO PÚBLICA SIM

.

Por Ana Paula de Andrade Janz Elias - superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter | Edição do dia 13/04/2021

Matéria atualizada em 13/04/2021 às 04h00

A temática sobre o homeschooling tem sido tratada nos últimos anos com uma ênfase grande nas mídias e redes sociais. Há quem defenda e há quem condene. O homeschooling é a chamada educação familiar, ou seja, pais ou tutores responsáveis tornam-se professores das crianças sem que elas precisem frequentar a escola.

O atual governo quer aprovar tal modalidade no Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano de 2021. Diante disso, é possível levantar a seguinte questão: esta pauta deveria estar entre as prioridades do governo diante deste período que estamos vivendo enquanto sociedade? Em tempos de pandemia, de ensino remoto, de crianças que não têm acesso à rede de internet para poder assistir as aulas que estão sendo ministradas, seria coerente que a principal pauta para o ensino fosse melhorar as condições e a infraestrutura das escolas públicas. Mas, mais uma vez, a educação pública no Brasil é deixada à margem!

Os governos mudam e as pessoas que precisam frequentar as escolas públicas não têm as mesmas condições de aprendizagem que àquelas que estudam em escolas privadas. Professores com salários baixos ainda são tratados como os responsáveis pelo declínio no sistema educacional brasileiro.

O homeschooling pode até ser o direito de algumas famílias, mas quais delas teriam efetivamente condições de educar os filhos em casa? Certamente aquelas de classe alta ou de classe média. Pois, ter em casa uma estrutura para educar os filhos, com os pais tornando-se professores ou contratando professores particulares não é a realidade de um grande percentual dos brasileiros. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019 mostram que mais de 80% de alunos da Educação Básica estão matriculados na rede pública de ensino. Esse volume de crianças e de adolescentes precisa ser priorizado. A escola pública precisa de investimento! Famílias e políticos precisam desejar muito mais que uma educação pública de qualidade, buscando colocar nas pautas do governo ações de investimentos para que ela seja verdadeiramente eficaz. Chega de placebo para os que têm condições de comprar placebo, chega de deixar a maior parte da população à margem. Homeschooling não é uma pauta prioritária, a qualidade da educação pública sim!

Mais matérias desta edição