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Maceió,
Nº 5693
Opinião

DEFICIT ACENTUADO

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Por Editorial | Edição do dia 11/05/2022

Matéria atualizada em 11/05/2022 às 04h00

Um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus foi certamente a educação. O Brasil foi o país que manteve as escolas fechadas por mais tempo. Segundo o Inep, o Brasil registrou uma média de 279 dias de suspensão de atividades presenciais durante o ano letivo de 2020, não sem consequências sérias.

O estudo Perda de Aprendizagem na Pandemia, uma parceria entre o Insper e o Instituto Unibanco, estima que, no ensino remoto, os estudantes aprendem, em média, apenas 17% do conteúdo de matemática e 38% do de língua portuguesa, em comparação com o que ocorreria nas aulas presenciais. Com o retorno das aulas presenciais, é preciso urgentemente buscar a recuperação da aprendizagem. O deficit existente não se deve apenas à pandemia, pois já existia antes. A crise sanitária o acentuou. A gestão educacional durante a pandemia foi marcada por precariedade estrutural em quase todo o País e vai demandar muito tempo e vontade política para que os prejuízos sejam recuperados. Um dos principais desafios do País é desenvolver políticas públicas voltadas para o acesso amplo à internet. O quadro catastrófico da educação brasileira na pandemia tem muito a ver com a desigualdade estrutural, especificamente no precário acesso à internet, que impediu que dezenas de milhões de crianças e adolescentes tivessem ensino de fato. Há também a necessidade de combater a evasão escolar. Pesquisa feita pelo Datafolha entre maio de 2020 e setembro de 2021, com pais de crianças, revelou que 34% dos pais disseram que os filhos perderam o interesse pela escola. Trazer essas crianças de volta para a sala de aula é primordial. O fato é que o prejuízo educacional é profundo, ampliou a desigualdade de oportunidades e levará muito tempo para recuperar pelo menos parte das perdas. Isso será possível com um esforço conjunto de todas as instâncias do poder público, com apoio aos municípios, responsáveis pela educação básica.

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