Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Opinião

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA CRESCE E DESAFIOS COM A SEGURANÇA AUMENTAM

.

Por Jefferson Costa. Consultor de Segurança Empresarial na ICTS Security | Edição do dia 27/05/2022

Matéria atualizada em 27/05/2022 às 04h00

A indústria farmacêutica vem crescendo na ordem dos dois dígitos nos últimos anos. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), a previsão para 2021 era de alta de 10%, mas o setor encerrou o ano acima do esperado, com crescimento de 14,5%. Junto ao varejo, a venda de medicamentos para hospitais foi um dos fatores que fez subir o faturamento e a expectativa do setor para 2022 é que o crescimento continue em expansão.

O impulso no crescimento desse segmento atrai olhares externos e uma das preocupações é a falta de profissionais qualificados para abordar o tema de segurança dessas indústrias que, muitas vezes, o direcionam para áreas de manutenção e, ou, facilities. Outro ponto é que normalmente as empresas não estão preparadas para tratar incidentes de segurança, seja por falta de recursos ou de profissionais qualificados. 

Entre os riscos comumente mapeados estão o roubo, que pode ocorrer na etapa de recebimento e estocagem de insumos, na produção, na armazenagem ou na etapa final de distribuição, assim como há risco de acesso indevido à área fabril, que pode ocasionar a perda da produção devido à contaminação da linha e o furto de produtos controlados ou de alto valor agregado. Também devemos considerar o furto de informações, um risco que muitas vezes não é mensurado, mas pode trazer um grande impacto financeiro ou estratégico para as empresas.

Afinal, como estar preparado para enfrentar esses riscos que a cada dia são mais comuns na indústria farmacêutica? A Segurança Exponencial veio para ajudar a mapear e tratar as vulnerabilidades, apoiando no planejamento das melhores estratégias e soluções que, baseadas em inteligência, monitoramento constante de indicadores, reforço na conscientização das pessoas e procedimentos, contribui para a mitigação dos riscos e para uma gestão mais próxima dos processos.

Diante desse cenário, hoje, as grandes indústrias já estão modificando sua estrutura colocando a Segurança Empresarial como uma peça fundamental que, quando bem capitaneada e gerida por profissionais qualificados, traz grandes resultados.

As aplicações dos conceitos de Segurança Exponencial tratam, por exemplo, do aumento da performance dos indicadores da área, do provisionamento de equipamentos para a verificação automática dos EPIs, gerando alertas ou impedindo o acesso quando em não conformidade com os requisitos adotados, da prevenção de acidentes quando áreas proibidas ou sensíveis são acessadas sem autorização, da padronização de processos e do suporte à diretoria na gestão de crises, entre outros. 

No controle de acesso, especificamente, uma das tecnologias a serem aplicadas é o reconhecimento facial para identificação do colaborador. Ela fará a verificação de permissão para acessar aquela área ou ainda a restrições como ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), férias vencidas e até se está portando todos os equipamentos de segurança necessários para entrar naquele espaço. 

Além desses controles, podem ser empregadas soluções de vídeo analítico que ajudam a identificar situações adversas, como mal súbito, abandono da posição de trabalho, pessoas de outras áreas em local não permitido e até alertas sobre possíveis atitudes.

A Segurança Exponencial também é aplicada na cadeia de distribuição do produto acabado, cujo controle sobre as informações do veículo e seus atuadores são fundamentais. Com a aplicação de Inteligência Artificial para identificar anormalidades do condutor, tal como um mal súbito ou sonolência, aliada a processos bem definidos, o número de acidentes tende a reduzir e a performance de entrega é melhorada. Na indústria farmacêutica, ao se transportar termolábeis, além das preocupações citadas acima, acrescentamos a temperatura do veículo, que deve ser controlada do início ao fim, gerando alertas caso os parâmetros configurados sejam ultrapassados.

Como vimos, a adoção da Segurança Exponencial nos processos leva as empresas para outro nível de maturidade, tornando os processos mais efetivos, aumentando a produtividade, reduzindo custos e diminuindo as perdas.

Mais matérias desta edição