Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5702
.

O SORRISO E A VIDA .

.

Por MILTON HÊNIO – médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 27/04/2024

Matéria atualizada em 27/04/2024 às 04h00

Vivemos atualmente em um mundo cheio de conflitos. A vida vai se revelando e se fortalecendo nos pequenos acontecimentos do dia-a-dia: a chegada de um filho que nasceu, o retorno de outro que longe residia e voltou, a recuperação de uma doença grave, a promoção no trabalho, enfim, momentos que nos trazem alegria. E sorrimos de felicidade. Sorrindo cultivamos a amizade e a vida.

No corre-corre da vida há tanto olhar desanimado! Numa cidade grande ou pequena os problemas que afligem as pessoas são inúmeros e constantes. O custo de vida e a manutenção de uma casa, tornando, muitas vezes, as mesas menos fartas, as agressões na rua, dentro de casa, nas festas, na política, fazendo do homem o maior inimigo do próprio homem. Não há tempo de parar! Não há tempo de sorrir. Meu amigo, apenas um lembrete: ponha um ritmo diferente em seus passos.

Caminhe sorrindo. “Um sorriso pode transformar o dia de alguém por completo”. Faça da sua vida uma canção.

O sorriso é um dos maiores presentes que Deus deu ao homem para sua expressão espiritual.

Pare um pouco, meu amigo, para ver um por de sol, uma noite de luar, o sorriso feliz de uma criança. São as belezas naturas da vida. Existem muitos sorrisos: o enigmático, o cético, com o qual mostramos ao mundo a nossa superioridade imbecil, a nossa indiferença a tudo e a todos: o sarcástico, de zomba, e muitos outros. Esses, porém, são sorrisos mesquinhos, corruptos.

O sorriso é a expressão do nosso íntimo. Durante o meu tempo de atividade médica, pude perceber a alegria que provoca nas mães o sorriso de uma criança depois de horas de agonia. Meu caro leitor, reconheço que às vezes você tem razão. Há momentos em que é difícil você ter um sorriso nos lábios: preocupações, mágoas, incompreensão de uns, maldades de outros, a batalha da vida criando mil obstáculos na sua marcha.

Em certos momentos exige da gente verdadeiro heroísmo. Nesses momentos a fé é um dos estímulos para fazer você sorrir.

Como seria bom se nos lares houvesse mais sorrisos, nas comunidades e no trabalho de cada um também.

Os chineses têm um poema muito bom:

“O homem que não sabe sorrir não dever abrir uma loja.

Um sorriso não custa nada, mas cria muita coisa.

Dura um só momento mas sua lembrança perdura pela vida afora.

Por isso, se encontrares alguém no teu caminho, cansado demais para dar um sorriso, dá-lhes o teu”.

Mais matérias desta edição