Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5749
.

INVESTIMENTO EM CIÊNCIA .

.

Por Editorial | Edição do dia 09/07/2024

Matéria atualizada em 09/07/2024 às 04h00

Foi celebrado ontem o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, uma data para reconhecer e homenagear o trabalho dos pesquisadores brasileiros. A pesquisa científica é responsável pela criação de novas tecnologias, que melhoram a produtividade e incrementam a economia, promovendo o desenvolvimento do País.

Apesar da importância dessa área, o Brasil investe em pesquisa e desenvolvimento apenas 1,2% do PIB, segundo o Banco Mundial e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse índice passa de 4% em Israel e na Coreia do Sul e mais de 2% na China, Alemanha e Austrália.

Ressalte-se que tivemos um desempenho exemplar na ciência e tecnologia nos últimos 20 anos, chegando a registrar 3% da produção mundial de tecnologia e ciência, sendo líder ou vice em áreas importantes, como nas doenças tropicais. Com a redução de verbas, todo esse trabalho deixa de avançar.

Em momentos de crise, uma das estratégias de países desenvolvidos é investir em ciência. Atualmente, a riqueza de uma nação está associada ao volume de informação que ela é capaz de incorporar a seus produtos. Sem esse valor agregado, seremos apenas exportadores de matéria-prima..

Mais matérias desta edição