Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5870
.

CONSTRUTORES DE ALAGOAS LX .

.

Por Laurentino Veiga – economista e ex-professor do Cesmac | Edição do dia 01/10/2024

Matéria atualizada em 01/10/2024 às 04h00

A pedido do Padre Ernesto Amyntas Cavalcanti, da Igreja de São Pedro, que frequento semanalmente, dedico o 60º artigo da série Construtores de Alagoas, inserido na prestimosa Gazeta de Alagoas, referenciando o venerável dom Henrique Soares da Costa, que, por sinal, teve aprovado o seu processo de beatificação pelo Bispo Diocesano, dom José Ruy G. Lopes, cuja oração é oriunda da Diocese de Caruaru-PE.

Dom Henrique era filho do casal Lourival Nunes da Costa/Dona Maria Francisca Tereza Soares da Costa. Nasceu na cidade de Penedo, no dia 11 de abril de 1963. No entanto, sua infância foi vivida na cidade de Junqueiro. Em 1981, ingressou no Seminário de Nossa Senhora da Assunção (Maceió). Ordenou-se sacerdote em 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja de Nossa Senhora do Livramento.

Por outro lado, foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Em 01 de abril de 2009, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por Dom Antônio Muniz. No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares. Articulista de escol de Maceió e Aracaju. Professor de Teologia no Seminário Provincial de Maceió, além de professor no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife, foi mestre do Cesmac e de outras Instituições de relevo. Enfim, dom Henrique Soares honrou a Igreja Católica Apostólica Romana com seus sábios ensinamento do Evangelho de Cristo.

A propósito, sua dedicada irmã Clara Soares, em boa hora, coordenará a Peregrinação à sua memória, com concentração na Igreja Santa Rita, no dia 23 de outubro do ano fluente. As pessoas interessadas podem manter contato no celular (82) 99969-9276. E, por conseguinte, dar-se-ão as visitas obedecendo ao calendário pré-estabelecido: Catedral de Palmares com Santa Missa e bênção do túmulo de dom Henrique; Casa “Meninos de dom Henrique; Comunidade Nova de Jericó; Praça Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Conheci Dom Henrique Soares da Costa nas missas dominicais na Igreja do Livramento. Era eloquente orador sacro, evangelizador à altura das necessidades contemporâneas, e, sobretudo, Apostólico de Cristo.

Aprendi com ele Filosofia-Teologia, que uso na minha vida de católico. Deixou, portanto, marcas indeléveis de sua profissão de fé em prol dos filhos de Maria Santíssima. Descanse em Paz!

Mais matérias desta edição