Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
DIA DE FESTA

MARECHAL VIRA SEDE DO GOVERNO EM COMEMORAÇÃO À PROCLAMAÇÃO

Município tem programação movimentada para celebrar os 130 anos da Proclamação da República

Por Marcelo Amorim | Edição do dia 15/11/2019

Matéria atualizada em 15/11/2019 às 06h00

Collor espera que “nossa pátria encontre seu rumo e que um projeto de País possa verdadeiramente pacificar a nação”
Collor espera que “nossa pátria encontre seu rumo e que um projeto de País possa verdadeiramente pacificar a nação” | Jefferson Rudy

Terra do primeiro presidente brasileiro, Marechal Deodoro se torna a capital de Alagoas, neste 15 de Novembro, em comemoração aos 130 anos da Proclamação da República. A transferência do governo do Estado acontece em solenidade, às 9h, no Palácio Provincial. As festividades incluem ainda desfile cívico militar, entrega e lançamento de obra. “Podemos dizer que a cidade de Marechal Deodoro é o berço da República. Foi aqui que nasceu Deodoro da Fonseca, o proclamador. Celebrando isso, nossa cidade volta a ser a sede administrativa do governo do Estado de Alagoas. Por um dia, Marechal Deodoro volta a ser a capital, com a instalação do governo aqui no Palácio Provincial. Esse feito nos faz relembrar da importância histórica que nossa cidade tem em contribuição ao nosso País, seja por seus filhos ilustres como o próprio Deodoro ou por sua rica cultura, patrimônio arquitetônico e demais potencialidades. Esses 130 anos da proclamação da República é mais um marco em que podemos bater no peito e sentir o orgulho de ser deodorense e fazer parte da história do nosso Brasil”, comemora o prefeito do município, Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau. Como relatado por historiadores, a Proclamação da República aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, à época capital do Brasil, ocasião em que o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar, que derrubou a monarquia e instituiu a República Federativa e Presidencialista do Brasil, em 15 de novembro de 1889. Nesta mesma data foi instaurado o governo provisório no qual Marechal Deodoro assumiu a presidência.

HISTÓRIA

O novo regime substituiu a monarquia, que existiu no País entre os anos de 1822 e 1889, sob o comando de dois imperadores, Dom Pedro I e Dom Pedro II, até começar a entrar em crise, em meados de 1870, por não atender mais aos anseios da população, sem liberdade econômica e política, nem democracia, além de interferência na igreja e censura aos militares, o que resultou no movimento republicano liderado pelo alagoano Deodoro da Fonseca. “No transcurso dos 130 anos da Proclamação da República, lembro o Manifesto Republicano de 1870, cujo espírito democrático e libertário deve sempre ser reafirmado. Rememoro também a primeira eleição presidencial, após longos anos de exceção e no centenário da República, em 1989. Pelo voto do povo brasileiro, tornei-me, com muita honra, o presidente da redemocratização do Brasil. Que a nossa pátria encontre seu rumo e que um projeto de País possa verdadeiramente pacificar e unir a nação”, pontua o senador Fernando Collor, outro alagoano que ocupou a presidência da República. Para o presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Marcelo Victor, a data também deve reforçar o sistema federativo, no qual os estados, autônomos, unem-se entre si para formar uma única nação com liberdade e democracia. “Nesta data histórica, devemos resgatar os valores que norteiam o espírito republicano e o federalismo. É hora de exaltar a liberdade, a tolerância, a democracia, a solidariedade e o respeito ao próximo, para que possamos consolidar uma sociedade baseada no humanismo e na igualdade de oportunidades. Viva a República!”, destaca Victor.

TRANSFERÊNCIA DO GOVERNO

09:00 – Solenidade de Transferência

Local: Palácio Provincial

09:30 – Parada Cívico Militar

Local: Largo do Palácio Provincial

10:00 – Inauguração do CISP

Local: Barro Vermelho

11:00 – Início das Obras da Maternidade

Local: Ao lado do Hospital 24 horas

Mais matérias desta edição