Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Política

SINDICATOS DESTACAM URGÊNCIA NA GERAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS

Entidades alertam que recursos do novo empréstimo tomado pelo governo do Estado devem ser usados para reaquecer a economia

Por arnaldo ferreira | Edição do dia 04/07/2020

Matéria atualizada em 04/07/2020 às 06h00

Irineu Torres, do Sindifisco, lembra que a pandemia requer investimento em saneamento
Irineu Torres, do Sindifisco, lembra que a pandemia requer investimento em saneamento | Divulgação

Os presidentes do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), Ricardo Nazário, e do Sindicato dos Fiscais de Renda (Sindifisco), Irineu Torres, avaliam que os recursos emprestados deveriam ser aplicados prioritariamente em obras de saneamento para garantir empregos, o reaquecimento da economia e promover o desenvolvimento. Irineu Torres disse que o Estado tem sérios problemas no fornecimento de água tratada e coleta de esgoto na maioria dos municípios. “Se o dinheiro for aplicado em estradas que promovam o crescimento da economia, ajudem no desenvolvimento agrícola, do turismo e na escoação da produção, aí o impacto poderá ser menor. Do contrário, teremos problemas mais adiante e agravamento do saneamento, já que o investimento previsto é quase quatro vezes menor”, alerta. “O governo precisa ter olhar para o povo que mais precisa de investimentos públicos nesse momento de combate ao coronavírus”, avaliou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Ricardo Nazário, ao sugerir que “os cerca de R$ 724,5 milhões deveriam ser direcionados a setores essenciais como saneamento básico, que melhora as condições de vida dos mais pobres”.

Como exemplo, o sindicalista destacou a situação dos que moram às margens da lagoa Mundaú. A região é de extrema pobreza e precisa de moradias dignas, disse Nazário preocupado que as obras de asfalto sejam semelhantes às das novas delegacias dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp). “Com menos de dois anos as delegacias apresentam falhas estruturais sérias e representam falta de atenção na aplicação do dinheiro público”.

Mais matérias desta edição