Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Política

ENTIDADES DE AL ESTÃO OTIMISTAS COM AVANÇO PARA FASE AZUL

Representantes de diversos setores avaliam que mudança vai ajudar na recuperação da economia

Por regina carvalho | Edição do dia 25/09/2020

Matéria atualizada em 25/09/2020 às 06h00

Gilton Lima, da Fecomércio, avalia que o esforço coletivo com todas as medidas sanitárias também tem ajudado
Gilton Lima, da Fecomércio, avalia que o esforço coletivo com todas as medidas sanitárias também tem ajudado | Divulgação

Todos os 102 municípios alagoanos estarão na fase azul do distanciamento social controlado, a partir de segunda-feira (28),  o que permite ampliar em 75% o atendimento em bares, restaurantes, templos, igrejas e instituições religiosas, desde que sigam as medidas previstas no protocolo sanitário. Na avaliação de entidades, a ampliação desses serviços será importante para a recuperação da economia alagoana. 

De acordo com Gilton Lima, presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), o esforço coletivo com todas as medidas sanitárias e de distanciamento social culminou com a evolução positiva do número de casos e, consequentemente, de óbitos, causados pela Covid-19. 

"Nesse sentido, recebemos com muito entusiasmo a notícia de que todo o estado de Alagoas se encontra na fase azul do plano de retomada gradativa das atividades econômicas. Não é segredo que há uma necessidade premente desse retorno – devidamente controlado e organizado - para que nossa economia possa se recuperar. Foram tempos difíceis para todos, porém alguns segmentos foram atingidos de forma ainda pior, como é o caso dos eventos. Estando os indicadores positivos, vemos com bons olhos as discussões para retorno desse setor também", acrescenta Gilton Lima.

"Esse decreto novo traz para os associados da Abrasel do interior uma tranquilidade muito grande porque eles também retomaram depois da capital e a fase traz essa possibilidade de ampliar o número de clientes que eles podem receber, mesmo que mantendo o distanciamento e todo protocolo que já vendo sendo cumprido por eles. A fase azul também dá mais tranquilidade a população do interior, as pessoas ficarão mais confiantes de visitarem seus bares e restaurantes favoritos", explica Vega Vergetti, diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL). 

Segundo a diretora executiva, a Abrasel continua visitando os estabelecimentos para orientá-los em relação aos protocolos sanitários. "Na capital, o movimento vem melhorando nos bares e restaurantes e existe uma promessa boa e apostamos numa retomada mais agressiva até o mês de dezembro", conclui. 

"Já estamos com uma diminuição nos números de casos, mas ainda é necessário ter cautela por parte da população, dos municípios e do comércio em relação à mudança de fases. É preciso responsabilidade de todos para que não haja uma segunda onda da doença. Durante esse período foi muito importante o diálogo com o governador Renan Filho desde o começo da pandemia, assim como os investimentos em saúde, como o aumento de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por todo o estado, possibilitando que os municípios fossem evoluindo de fase", disse, em nota, a assessoria da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Em relação às academias, clubes e centros de ginástica, segundo a Agência Alagoas, continuam operando com 50% da capacidade e o transporte intermunicipal permanece com os atuais 50% de funcionamento da frota para atender a demanda.

Em coletiva na última quarta-feira (23), o governador Renan Filho anunciou que todos os municípios que se encontravam na fase amarela passam para a fase azul do distanciamento social controlado. A justificativa para a mudança, é a evolução positiva dos números relacionados à Covid-19, incluindo a taxa de ocupação de leitos com respiradores que ficou, segundo o governo, com percentual pouco acima dos 30%.

Mais matérias desta edição