Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Política

DEFESA GARANTE CANDIDATURA DE LUCIANO BARBOSA EM ARAPIRACA

Advogado do vice-governador afirma que decisão do Tribunal Superior Eleitoral não analisou a legalidade do registro dele

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 25/09/2020

Matéria atualizada em 25/09/2020 às 06h54

Luciano Barbosa segue candidato a prefeito de Arapiraca numa disputa tanto com os adversários como com o MDB
Luciano Barbosa segue candidato a prefeito de Arapiraca numa disputa tanto com os adversários como com o MDB | MTE 161

O jogo eleitoral da sucessão municipal em Arapiraca, teve uma reviravolta nesta quinta-feira (24). De forma monocrática, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Campbell, negou o recurso impetrado pelo vice-governador Luciano Barbosa (MDB), que pode o tirar da disputa. Por meio de um mandado de segurança, ele queria concessão de liminar com o objetivo de evitar prejuízo ao registro de sua candidatura. Barbosa queria o reconhecimento da convenção municipal, realizada dia 15 de setembro, que legitimou sua candidatura a prefeito da cidade. Mas, ao invés disso, o ministro em seu despacho confirmou a decisão do Diretório Estadual, em convenção ocorrida no dia 16, de que não foi escolhido candidato a prefeito, vice e nem a chapa de vereadores do MDB na cidade. Sendo assim, no momento, Luciano Barbosa não pode ser identificado como candidato a prefeito de Arapiraca. A decisão cabe recurso, já que o mérito não foi analisado neste momento, mas sim apenas o pedido de urgência do reconhecimento da convenção municipal.

OUTRO LADO

Em nota, o Diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por meio do advogado Fábio Gomes, informou que, seguindo a previsão legal, a Coligação "Para Arapiraca Voltar a Crescer" já requereu o registro de candidatura de Luciano Barbosa para Prefeito e Rute Nezinho para vice-prefeita, e o processo está tramitando normalmente na 55ª Zona Eleitoral em Arapiraca, a quem vai competir julgar o registro de candidatura da chapa, e cuja tramitação. Ainda segundo a nota, o Mandado de Segurança que tramitava no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tratava do registro de candidatura e o que foi indeferido foi um pedido de liminar que verdadeiramente já tinha perdido o objeto, já que não foi apreciada tempestivamente pelo relator do processo. "É visível o desespero do Diretório Estadual do MDB em Alagoas de tentar impedir, inacreditavelmente, a candidatura de Luciano Barbosa ao cargo de Prefeito de Arapiraca, numa agressão ilegal e injustificada a democracia e diretamente aos arapiraquenses. Não existe nenhum aspecto legal que impeça a candidatura de Luciano Barbosa e Rute Nezinho, bem como dos candidatos a vereadores da coligação", destacou o documento.

ROMPIMENTO

Barbosa é candidato a revelia do apoio do senador Renan Calheiros (MDB) e do governador Renan Filho (MDB). Eles não só foram contra o movimento, como tentaram primeiro suspender a convenção. Depois, dissolveram o Diretório Municipal que a convocou. E, por último, querem a nulidade. Luciano não aceitou e seguiu seu instinto político. Isso contraria planos de Renan Filho (MDB) de ser eventual candidato em 2022. É que sem seu vice, ele terá que entregar o restante do governo ao presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Marcelo Vítor (Solidariedade). Tudo porque para ser candidato, Renan Filho precisa se afastar seis meses antes do pleito.

Mais matérias desta edição