Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Política

JHC E ALFREDO RECUAM E DAVI AVANÇA EM NOVA PESQUISA IBOPE

Novo levantamento das intenções de voto entre o eleitorado de Maceió também mostra mudanças na rejeição dos candidatos

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 24/10/2020

Matéria atualizada em 24/10/2020 às 04h00

| Divulgação

A divulgação da segunda rodada da pesquisa Ibope para o primeiro turno em Maceió manteve a tendência de disputa acirrada entre Alfredo Gaspar (MDB) e João Henrique Caldas (PSB), ambos com 24%. Porém, com uma queda maior do emedebista, tendo perdido 2%, já que na primeira pesquisa tinha 26%. A desidratação de JHC foi de apenas 1%. Mas a consulta espontânea entre os dias 21 e 22 mostrou um crescimento de 200% de Davi Filho (Progressistas), que saltou de 5% para 15%, ficando na terceira colocação. Se levada em conta a margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos, ele vai para 20%, encostando nos líderes e criando um cenário que também lhe deixa em plenas condições de disputa de uma das vagas para o 2° turno das eleições. Quem teve uma queda vertiginosa foi o candidato Cícero Almeida (DC), que está em quarto lugar na pesquisa com 6%, ante aos 10% que o colocava em terceiro na primeira consulta. Ainda assim, com a margem de erro para cima, encostaria em Davi Filho. Porém, o crescimento do candidato do Progressistas mostra muito mais musculatura que sua candidatura, que no momento não conta com recursos do próprio partido e nem do PTB que integra a coligação. Além disso, no quesito rejeição, ele lidera com 52%, a maior entre todos os concorrentes. De acordo com a pesquisa, em relação as candidaturas de esquerda, Valéria Correia (PSOL) cresceu um ponto percentual, saindo de 2% para 3%. Ricardo Barbosa (PT) manteve os mesmos 2%, empatando com Josan Leite (Patriota) - que também sustentou 2% de intenções de voto. Lenilda Luna (UP) caiu de 3% para 1%, igualando-se a Corintho Campelo (PMN) e Cícero Filho (PCdoB), que se mantiveram com 1%. Um dado importante é a queda de 4% dos entrevistados que dizem votar branco ou nulo e que agora são 10% contra os 14%. Isso indica que de algum modo uma parte dos entrevistados começou a indicar um dos candidatos. Os que não sabem em quem votar saiu de 8% para 11%.

CRESCIMENTO

O Ibope aponta que o crescimento expressivo de Davi Davino Filho se deu porque obteve melhor avaliação em alguns grupos etários e de gênero. Entre os homens, por exemplo, ele cresceu de 4% para 13%, enquanto entre as eleitoras saltou de 7% para 18%. Quando levado em conta a idade, os eleitores de 35 a 44 anos ajudaram a impulsionar sua candidatura, já que na primeira pesquisa ele somava 5% e saltou para 20%. Entre os entrevistados de 45 a 54 anos saiu de 6% para 17%. Entre os que estão acima de 55 anos ele também aumentou sua popularidade de 2% para 17%. Como tem focado seu guia eleitoral associando cada vez mais sua imagem ao trabalho social da família nas periferias da capital, onde está a maior densidade eleitoral, também foi registrado crescimento. Entre os eleitores que só possuem ensino fundamental ele saiu de 6% para 23%. Ainda assim cresceu também entre os mais escolarizados de 2% para 11%.

REJEIÇÃO

O quesito rejeição tem como líder o ex-prefeito Cícero Almeida, que aumentou 3%, saindo de 49% para 52%. Em segundo está o candidato do PT, Ricardo Barbosa, que também registrou aumento saindo de 12% para 23%, assim como Lenilda Luna, que saiu de 13% para 19%. Cícero Filho teve apenas 4% de aumento na rejeição, saindo dos 14% na primeira e agora chegou a 18%, mesmo percentual de crescimento de Valéria Correia, que saiu de 11% para 16% e quase igual a Josan Leite, que aumentou 3% saindo de 12% para 15%. Entre os candidatos com chances de disputarem as duas vagas para o segundo turno, Gaspar caiu 1% da rejeição que era de 17% e foi para 16%. JHC tinha rejeição de 21% e caiu para 16%, enquanto Davi saiu de 12% para 15%.

Mais matérias desta edição