Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Política

COM AVANÇO DA VACINAÇÃO, ALAGOAS SAI DA FASE VERMELHA

Novo decreto libera eventos, cinemas e teatros; Estado amplia flexibilização e retoma fase laranja do distanciamento social

Por Hebert Borges | Edição do dia 09/07/2021

Matéria atualizada em 09/07/2021 às 04h00

Decreto que vigorou até ontem já estabelecia o funcionamento de setores como o comércio
Decreto que vigorou até ontem já estabelecia o funcionamento de setores como o comércio | @Ailton Cruz

O avanço da vacinação em Alagoas com as mais de 2 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e o consequente recuo no número de internações fez com o que o governo do Estado anunciasse, nesta quinta-feira (8), novas medidas de flexibilização no Plano de Distanciamento Social Controlado.

O novo decreto prevê a ampliação no horário de funcionamento de bares e restaurantes para as 22h e libera a abertura de cinemas, teatros, museus, circos e parques temáticos e a realização de eventos sem venda de ingressos.

O novo decreto teve início a partir da 0h desta sexta-feira (9) e vale até o próximo dia 22 de julho. A partir da data inicial, todo o estado passa para a Fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado.

No caso de teatros, museus, parques temáticos, circos e cinemas, a autorização estabelece funcionamento com 30% (trinta por cento) de sua capacidade, seguindo os protocolos sanitários.

Já para a realização de eventos sociais, corporativos e celebrações, a liberação passa a valer a partir de 12 de julho, sem venda de ingressos e com as seguintes regras: eventos ao ar livre, limitados a 100 (cem) pessoas, e eventos em locais fechados, limitados a 50 (cinquenta) pessoas. Por fim, o decreto passa a permitir o funcionamento do transporte intermunicipal e turístico com 50% de sua capacidade.

O decreto que vigorou até a última quinta-feira (8) já estabelecia o funcionamento de setores como o comércio, shopping centers, bares e restaurantes aos fins de semana e feriados.

Bares e restaurantes já podiam ficar abertos de segunda a sexta-feira até às 22h e, nos finais de semana e feriados até às 20h. Além disso, servidores públicos que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid, há mais de 15 dias, retornam ao trabalho presencial. O acesso a praias, lagoas e rios também já estava liberado.

Mais matérias desta edição