Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Política

IZAC JACSON, EX-PRESIDENTE DA CUT-AL, MORRE AOS 61 ANOS

O ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) Izac Jacson faleceu ontem, aos 61 anos, em decorrência de uma fibrose cística. Tido como um grande negociador e articulador, Izac começou sua militância no Sindicato dos Bancários de A

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 03/12/2021

Matéria atualizada em 03/12/2021 às 04h00

| Assessoria

O ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) Izac Jacson faleceu ontem, aos 61 anos, em decorrência de uma fibrose cística. Tido como um grande negociador e articulador, Izac começou sua militância no Sindicato dos Bancários de Alagoas há mais de 30 anos. Foi eleito presidente da CUT-AL em duas gestões, entre 2003 a 2012. Depois, foi secretário de Organização, de 2012 a 2019, e membro da Direção Nacional da entidade, de 2015 a 2019. Atualmente, exercia o cargo de vice presidente da CUT-AL. Seu corpo será sepultado hoje, às 15h, no Campo Santo Parque das Flores.

Quis o destino que Izac partisse no dia em que a Câmara Municipal de Maceió, por meio do presidente Galba Netto (MDB), promulgasse o Dia do Sindicalista. Proposta pelo vereador Dr. Valmir Gomes (PT), a data irá ser lembrada, agora, como também como a de sua morte, afirmou o parlamentar. “Izac era um companheiro combativo, sempre disposto a ajudar outros sindicalistas e nas lutas da sociedade em geral. Quis o destino que justo hoje em que foi promulgado o Dia do Sindicalista ele partisse”, disse o petista. Izac foi filiado ao PT, ao Partido Verde e atualmente era membro do PSOL.

Ontem, com a confirmação de sua morte em sua rede social, atualmente conduzida pela família, centenas de pessoas se manifestaram sobre sua morte. A atual presidente da CUT-AL, Rilda Alves, não escondeu a emoção. Conforme explicou, era algo muito difícil por conta da dor de sua partida. “Ele construiu uma história de luta em sua militância na CUT e Sindicato dos Bancários. Foi militante do PT por muito tempo, participou de muitas lutas com garra em defesa da democracia”, destacou Rilda.

Entre os sindicalistas, o respeito e admiração pela atuação de Izac à frente da CUT e ainda do Sindicato dos Bancários também deixou uma referência importante. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sidney Lopes, ele pode ser apontado como uma das grandes lideranças sindicais do Estado.

Izac era casado, tinha três filhos e três netos.

Mais matérias desta edição