Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Ano 90 Nº 5887
Política

IGUALDADE RACIAL: LULA LANÇA AÇÕES; 5 TERRAS QUILOMBOLAS SÃO TITULADAS

Presidente Lula ressaltou a “dívida histórica” que o País tem com os afrodescendentes

Por Agência Brasil | Edição do dia 21/11/2023

Matéria atualizada em 21/11/2023 às 04h00

| Fábio Rodrigues / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, ontem, o segundo pacote do governo pela igualdade racial. O conjunto de 13 ações estruturantes inclui titulações de territórios quilombolas, programas nacionais, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais e outras iniciativas que visam garantir ou ampliar o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação.

Neste 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Em seu discurso, Lula afirmou que as medidas anunciadas são o pagamento de uma “dívida histórica que a supremacia branca construiu nesse país desde que ele foi descoberto”. O presidente também homenageou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

“Eu acho que um jeito de homenagear o dia de hoje é colocar uma pessoa que eu tenho um profundo amor, respeito, carinho, uma figura que nasceu na política junto comigo, ajudou a construir esse partido, já foi vítima de dezena de maldades pregadas por esse país, uma mulher que eu conheci na favela, onde morou muito tempo, criou seus filhos, seus netos, uma mulher que ainda hoje continua intacta, mais bela do que quando tinha 40 anos de idade”, disse, destacando que a população negra é responsável pela construção e pela identidade nacional do Brasil.

A ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, destacou que um país que enfrenta o racismo e promove a igualdade racial é um país mais desenvolvido, mais justo e democrático.

Mais matérias desta edição