Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Reconstrução

PRESIDENTE DO PSDB SE REÚNE COM LIDERANÇAS DO PARTIDO EM ALAGOAS

Marconi Perillo foi recebido pelo ex-governador Teotonio Vilela Filho e outros dirigentes tucanos no Estado

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 15/03/2024

Matéria atualizada em 15/03/2024 às 04h00

O presidente do PSDB nacional, Marconi Perillo, chegou a Alagoas ontem, para promover um encontro com lideranças políticas tucanas local. A chegada ao Estado faz parte de uma série de viagens que ele está promovendo em todo o País para a reconstrução e fortalecimento do partido, levando em conta à aproximação das eleições municipais de 2024, mas já visando 2026.

Em Alagoas, Perillo foi recebido no Hotel Ponta Verde pelo ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho, que é presidente de honra do partido, pelo ex-deputado Pedro Vilela, presidente do diretório estadual, e pela advogada Solange Jurema.

Perillo afirma que o PSDB está focado nas eleições para prefeito e vereador, com o intuito de fortalecer as bases eleitorais regionais, tanto nas capitais, como no interior, já pensando em angariar protagonismo às eleições majoritárias em 2026.

“A primeira fase é a eleição municipal e já preparando o partido para as eleições estadual e nacional. A ideia é que a gente faça uma base boa de deputados federais. A gente quer chegar a 40 deputados e senadores, e pelo menos 10 palanques de governadores. Isso vai dar âncora para o candidato a presidente. Nós temos hoje o Eduardo Leite, que é nosso pré-candidato a presidente. E é todo um ânimo para voltar ao protagonismo”, afirma Perillo, que atua no partido há cerca de 30 anos.

Teotônio Vilela Filho, que governou Alagoas por dois mandatos, afirmou que as visitas aos estados fazem parte de um “recomeço”. Para Teotônio Vilela, o partido “não está morrendo”, está “renascendo”.

“Todo recomeço é estimulante. As pessoas me perguntavam: ‘Teo, estou vendo que você está se movimentando para estimular candidaturas a vereador, a vice-prefeito, prefeito, mas o PSDB está morrendo’. O PSDB não está morrendo, o PSDB está renascendo. É uma coisa diferente da outra”, destacou o ex-governador.

Ele cita que o país está polarizado e que o PSDB começa a trabalhar para quebrar esse momento “de extrema direita e extrema esquerda”.

“O PSDB sofreu um baque muito grande, ultimamente, em função dessa polarização, e nós não conseguimos emplacar um candidato a presidente. A gente perdeu a eleição porque não tinha candidato a Presidência da República, mas esses altos e baixos fazem parte da história dos partidos”, disse ele, afirmando que, em Alagoas, o partido ficou “desidratado”.

Marconi Perillo alega que as eleições municipais servirão para divulgar os números e a ideias do partido. “Estou há cem dias na presidência do partido e tomei a decisão de visitar estado por estado. Primeiro identificando a real situação do partido nos municípios, conversando com as principais lideranças e está sendo bom. Estou conseguindo uma boa radiografia, também estimulando e energizando a base”, comenta o presidente do PSDB.

Ele afirma que está confiante no legado do partido, mencionando as conquistas do PSDB, que governou 18 estados brasileiros, além de ter um presidente da República por dois mandatos, citando o Fernando Henrique Cardoso.

Nesta semana, Marconi Perillo visita dez estados brasileiros. Inicialmente, foi promovido um encontro no Tocantins. A agenda da semana termina nesta sexta-feira (15), quando ele irá para a Bahia.

Mais matérias desta edição