Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5700
Infraestrutura

JHC PEDE AUTORIZAÇÃO À CÂMARA PARA CONTRATAR EMPRÉSTIMO PARA OBRAS

Recursos no valor de R$ 400 mi serão aplicados em projetos do Programa Avança Maceió

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 24/04/2024

Matéria atualizada em 24/04/2024 às 04h00

O prefeito de Maceió, JHC (PL), encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei em que pede autorização para contratar um empréstimo no valor de R$ 400 milhões com a Caixa Econômica Federal. Na justificativa feita aos vereadores, JHC explica que os recursos serão aplicados no Programa Avança Maceió, com obras de infraestrutura, pavimentação e drenagem na parte alta da cidade.

Segundo a prefeitura, obras com esse perfil já foram executadas em 350 ruas e existe a contratação para serviços em outras 400. Para essas, os recursos já estão garantidos. O empréstimo vai garantir a ampliação do programa, conforme foi planejado pelo município.

O Avança Maceió tem como foco o investimento em obras e não pode ter recursos destinados para nenhuma outra área. Conforme apurou a Gazeta, o município poderá contrair o empréstimo com juros mais baixos por causa de sua atual capacidade de pagamento.

O empréstimo ainda não entrou na pauta da Câmara, mas, como o prefeito tem maioria na Casa, isso pode acontecer ainda esta semana, e o projeto ser apreciado em caráter de urgência. Os recursos a serem liberados após a aprovação do parlamento são do Programa de Financiamento ao Saneamento e à Infraestrutura (Finisa), da Caixa.

CÍRCULO VIRTUOSO

Os levantamentos realizados pelo próprio município indicam que cada vez que uma obra de infraestrutura é realizada gera desenvolvimento. Isso retorna para a própria população, seja pela criação de condições para abertura de negócios nas áreas estruturadas, seja pelos impostos gerados com esses empreendimentos. Além disso, áreas urbanizadas são mais valorizadas e também geram arrecadação pelo IPTU.

O desenvolvimento das áreas urbanizadas também é sentido pelo aumento de renda das pessoas. E isso se soma ao que os técnicos da prefeitura chamam de “círculo virtuoso” da economia em Maceió.

No momento, os índices apontam para um aumento de 35% na renda do trabalhador da cidade, resultante do aumento do número de postos de trabalho com carteira assinada com a abertura de novas empresas.

Mais matérias desta edição