Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5702
Ministério Público

LEAN DESTACA UNIÃO DO MP E PROMETE AMPLIAR AÇÕES INTEGRADAS

Novo Procurador-geral de Justiça de Alagoas será empossado oficialmente nesta segunda-feira, no Centro de Convenções

Por | Edição do dia 27/04/2024

Matéria atualizada em 27/04/2024 às 04h00

O comando do Ministério Público de Alagoas contará, mais uma vez, com a experiência do procurador Lean Araújo. Em sua quarta gestão à frente do órgão, ele espera ampliar suas ações e a credibilidade conquistada nos últimos anos. A posse oficial de Lean como Procurador-geral de Justiça está marcada para esta segunda-feira (29), a partir das 18h, em cerimônia que ocorrerá no auditório Virgínio Loureiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Em entrevista ao programa GazetaNews Tarde, o novo procurador destacou o fato de ter contado com o apoio unânime de seus pares. Para ele, sua capacidade de diálogo com “todas as gerações” que compõem o órgão acabaram resultando em mais um voto de confiança para conduzir o MPAL.

“Para chegar ao comando do MP de Alagoas 20 anos depois, precisei conversar com todas as gerações e atores que chegaram à instituição. Mas conseguimos manter o diálogo, mostrando que era o momento de construirmos uma convergência para que pudéssemos ter novas metas para a sociedade alagoana”, disse Araújo.

ESCUTA ATIVA

Segundo ele, a proposta é continuar com a mesma estratégia quando assumir a função, sempre fazendo “escuta ativa” para ajudar a construir a futura gestão. Do ponto vista técnico, ele destacou que vai investir no avanço tecnológico e num novo modelo de atuação.

“O avanço tecnológico precisa continuar. Essa é uma ferramenta que permite uma resposta muito mais efetiva no que se refere às ações que são próprias do MP. E que o órgão também possa estabelecer um novo modelo de atuação. Já vimos discutindo a possibilidade de implantar o MP regional com a finalidade de otimizar recursos humanos e materiais”, adiantou.

Pensando nisso e com o apoio da atual gestão, foi feito um movimento com a participação do Colégio de Procuradores para viabilizar a nomeação de analistas na área jurídica, psicológica, serviço social e tecnologia da informação. Tudo para atuar dentro da realidade fiscal do Estado e dinamizar o MP.

“Também defendemos uma atualização de todo o corpo do órgão. Não somente o promotor, mas quem atua na área meio, pois é fundamental pelas ações que serão desempenhadas por nós”, completou o procurador.

NOVOS SERVIDORES

Segundo ele, a oxigenação do órgão com a chegada dos novos servidores só foi possível porque houve o entendimento para a necessidade da prorrogação do concurso público que iria expirar em agosto deste ano. Lean avalia que, a partir do momento que houve essa compreensão, o órgão também deu uma demonstração de respeito aos concursados.

“Isso só foi possível porque a gestão passada e a atual tiveram a capacidade de dialogar com o Legislativo e o chefe do Poder Executivo, pois isso envolve o orçamento. Demonstramos que poderíamos aproveitar o pessoal e retardar o concurso de promotor, pois teria uma repercussão fiscal e orçamentária mais expressiva”, explicou.

INVESTIGAÇÃO

Quanto ao combate ao crime organizado e à sonegação fiscal por meio do Gaeco e do Gaesf, ele garantiu que as ações vão continuar com a mesma expressividade.

Lean lembrou que ambos os grupos trabalham na assessoria do Procurador-geral para que possam “ofertar as condições necessárias” para os promotores.

“Os dois grupos contam com setor de inteligência para a produção de provas essenciais para implementá-las e substanciar a ação dos membros. Um promotor isolado num determinado município não dispõe da estrutura necessária, e esses dois grupos têm demonstrado muita eficiência. E esse é um modelo padrão em todo o País ”, ressaltou Lean.

Ele também enfatizou a importância da conversa diária que esses grupos têm que ter com a cúpula da Segurança Pública, como forma de garantir a operacionalização e a integração do combate ao crime.

Mais matérias desta edição