Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5702
Desempenho

SEDUC: ÍNDICES POSITIVOS DO IDEB SE DEVEM A INVESTIMENTOS E AÇÕES

Secretária da Educação destaca compromisso do governo, dos docentes e dos próprios estudantes

Por | Edição do dia 27/04/2024

Matéria atualizada em 27/04/2024 às 04h00

Dados parciais divulgados pelo Ministério da Educação esta semana indicam que Alagoas alcançou as maiores notas dos últimos anos no Ideb, índice que mede o desempenho dos estudantes. O Estado alcançou uma média de 3,9 para o ensino médio, avanço notável desde 2005, quando a nota era de apenas 2,8.

A secretária estadual da Educação, Roseane Vasconcelos, atribui esse resultado ao compromisso do Executivo, das equipes que integram a secretaria, dos professores e dos próprios estudantes. Para ela, foi a ação integrada que garantiu a melhoria na área.

“Isso é muito importante para o nosso estado, pois sempre amargamos as últimas colocações quando comparados com os números nacionais do Ideb. De algum tempo para cá, os servidores e os alunos mostraram ao País que era possível mudar essa situação. Tivemos um crescimento recorde, com base em nossos próprios índices”, destacou Roseane durante entrevista ao programa GazetaNews tarde.

Ela explica que os dados parciais revelam que as melhoras foram diretamente na prova de língua portuguesa e matemática. Houve também uma melhora, com crescimento, na aprovação das escolas municipais e estaduais.

“No último Ideb, em 2021, nós tivemos 60% da participação das nossas escolas de ensino médio. E nesse ano de 2023 tivemos 98,5% de participação. Isso nos leva a acreditar que o aluno está muito mais interessado na sua aprendizagem e em participar nesse processo”, ressaltou.

Segundo a secretária, para sair das últimas colocações, o Estado investiu no regime de colaboração com os 102 municípios, repassando material didático, promovendo a formação de professores e o pagamento de bolsas para mais de 2 mil articuladores municipais.

Antes do período da prova é feita uma avaliação interna que serve de preparação da prova nacional. Isso é realizado de forma anual para que as unidades possam identificar onde estão as dificuldades.

“O nosso Cartão Escola 10, que foi copiado pelo governo federal com o Pé-de-Meia, também ajuda na permanência do aluno. E ele estando em sala, nós trabalhamos metodologias ativas e com tecnologia para que ele possa aprender para ser aprovado e aprender para a vida”, destacou.

PARTICIPAÇÃO

Ela ressaltou que, mesmo nos municípios menores, a participação dos prefeitos e os investimentos se somaram aos esforços que ajudaram a mudar a realidade estatística atual. “O governo do Estado fez a sua parte com o incremento do ICMS educação. A outra parte do processo foi acompanhar o que vinha sendo feito pelos municípios com a alfabetização na idade certa e formação permanente dos professores. Na prática, esse conjunto de ações se tornou ferramentas que facilitaram a atuação do professor em sala”.

Roseane destacou que a nota do Estado depende de todos os municípios. “O investimento feito pelas cidades com nosso apoio faz com que o aluno, quando chega ao ensino médio, que é de nossa responsabilidade, esteja muito mais preparado”.

A secretária também falou do projeto Escola do Coração, que vai construir mais 56 novas unidades em todo o Estado. O lançamento ocorrerá no dia 30, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que fará palestra em uma das unidades. A maioria delas será construída em Maceió, pois, segundo dados da secretaria, é onde há o maior número de crianças sem vagas.

Para a indicação das cidades, foi realizado um estudo técnico apontando as demandas para o ensino fundamental e o ensino médio. As unidades funcionarão em tempo integral, atendendo a uma proposta do Executivo para universalizar o ensino em Alagoas.

Outro programa que promete gerar boa repercussão entre os estudantes é o “Daqui para o mundo”, que vai beneficiar 50 alunos.

O objetivo é que façam um processo de imersão por quatro semanas na cultura inglesa. A expectativa é que aproveitem a experiência e possam criar novas oportunidades.

SEGURANÇA

Paralelamente às ações administrativas com fins pedagógicos, o Estado tem realizado ações para combater a violência dentro e no entorno das unidades escolares. As medidas já vinham sendo adotadas, porém foram ampliadas por causa do registros recentes de acontecimentos violentos.

“Temos casos pontuais, mas, desde o período da pandemia, temos reuniões mensais com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para discutirmos estratégias para o combate à violência. Recentemente lançamos o programa Coração de Estudante para trabalharmos nossos alunos com vistas a evitar casos de violência, o bullying, a ansiedade e a depressão”, detalhou Roseane.

Já o monitoramento da situação em todo o Estado ocorre diariamente por meio da comunicação em grupos de aplicativos de mensagem.

Sempre que qualquer alteração é detectada, a informação é repassada de forma mais ágil. E aí qualquer situação onde seja identificada atitude suspeita, a notícia é logo divulgada.

Para aprimorar esse trabalho, será criado o Programa Livro de Ocorrência Virtual do Estado (Love). Desse modo, em qualquer situação envolvendo algum aluno com problema, o caso será relatado pelo próprio gestor.

Mais matérias desta edição