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Nº 5710
Infraestrutura

OBRAS VIÁRIAS DO NOVO PAC EM ALAGOAS ESTÃO EM ANDAMENTO, APONTA DNIT

Governo federal calcula investir cerca de R$ 2 bi em construção, duplicação e recuperação da malha

Por Arnaldo Ferreira | Edição do dia 04/05/2024

Matéria atualizada em 04/05/2024 às 04h00

“Todas as obras viárias federais e estaduais do Ministério dos Transportes consideradas como prioritárias para Alagoas e incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (Pac3) do governo Lula, estão em andamento”. Quem afirma é o próprio ministro, senador Renan Filho (MDB/AL), também o secretário-executivo do órgão, George Santoro, e o comando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit/AL). “Os projetos estão em execução, ou em fase de projeto executivo, ou em fase de licenciamento ambiental ou já em fase de processo licitatório. Portanto, tudo já começou”, afirmam as autoridades federais.

Os investimentos federais passam de R$ 2 bilhões. Ao discriminar, Santoro destacou as obras complexas do Arco Metropolitano, que darão mais mobilidade ao trânsito na capital e região metropolitana. Elas estão previstas para começar no segundo semestre. O empreendimento está em fase final de conclusão dos projetos executivos e deve começar pelo trecho de duplicação da via [BR 423], de acesso ao Polo de Marechal Deodoro.

Com relação à ponte sobre o rio São Francisco ligando Penedo (AL) e Neópolis (SE), o projeto está em fase de conclusão do licenciamento ambiental. Provavelmente, a montagem do canteiro de obras deve começar em junho ou julho. O ministro adiantou que outras atividades que não dependem do licenciamento estão em andamento, e as obras terão início após a expedição da licença ambiental.

A ponte de Penedo tem custo superior a R$ 200 milhões e, durante os 36 meses de construção, está prevista a geração de 400 a 500 empregos diretos. Indiretamente, a obra deve gerar mais de 1,5 mil empregos.

DNIT

O superintendente do Dnit/AL, André Paes, confirmou que, entre as obras do PAC 3 do Ministério dos Transportes em execução e fiscalizadas pela autarquia, está a da BR 101 sul: finalização e duplicação no trecho de travessia do município de São Miguel dos Campos. Outro trecho de duplicação na mesma rodovia, próximo à usina Sumaúma, tem também perto da antiga usina Uruba. Somando tudo representa 12 quilômetros em obras contratadas.

A construção do Arco Metropolitano é um empreendimento que consiste na duplicação da BR 424 [conhecida como a BR do Polo Multifabril de Marechal Deodoro], duplicação da BR 316 no trecho do viaduto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) até o viaduto do antigo “trevo da morte”, no encontro com a BR 101. Nesse projeto, o Dnit contratou a construção de outro viaduto na AL 101, no entroncamento do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, perto da ilha de Santa Rita. Esse empreendimento está em fase de projeto e contratos. O custo estimado é de R$ 600 milhões.

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