Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Ano 90 Nº 5887
Campanha

JHC SE ENCONTRA COM TAXISTAS; RAFAEL PROMETE TRANSPORTE GRATUITO

Prefeito também destaca avanços na saúde municipal; candidato do MDB fala em criação de policlínicas

Por Da Redação | Edição do dia 04/09/2024

Matéria atualizada em 04/09/2024 às 23h22

O prefeito JHC (PL), candidato à reeleição, se encontrou ontem com taxistas na Associação Comercial de Maceió. A conversa girou em torno da disponibilização de 1.000 novas praças e do tratamento especial para mulheres que queiram se tornar taxistas.

“Temos que comemorar as mais de mil praças que vão estar funcionando agora, rodando na nossa cidade. Nós vamos também ter um tratamento especial com as mulheres que querem integrar o táxi e com aqueles que querem atender pessoas com deficiência, fazendo assim Maceió uma cidade mais inclusiva”, disse JHC.

Segundo ele, o próximo passo é cuidar de forma ainda mais eficaz da capacitação dos taxistas, com medidas como o ensino de novos idiomas. “A cidade está muito melhor para os taxistas rodarem e eles são livres agora para exercer a sua atividade, ganhar o seu pão diário e poder se sustentar e sustentar sua família através dessa profissão”.

FOCO NA SAÚDE

No guia eleitoral de ontem, que trouxe novidades, JHC começou destacando que os postos de saúde da capital “estavam uma bagunça”, “cheios de arrumadinho”, e que, como prometido, ele acabou com o esquema de distribuir fichas por indicação política. “A gente foi pra cima, trocou quem estava de brincadeira com a saúde e colocou gente séria no atendimento”, frisou o prefeito.

O guia também destaca que já são 49 postos de saúde reformados em toda a cidade e mais 14 já estão em reforma. JHC também falou do Hospital da Cidade (HC).

“Adquirimos o Hospital do Coração, o melhor hospital particular de Alagoas, e transformamos no Hospital da Cidade, que agora é do povo e atende pelo SUS. Para você ter uma ideia do nível de serviços, o HC se tornou o primeiro hospital de Alagoas a ter o selo máximo de qualidade da instituição que mais entende de saúde no Brasil. Mas, para mim, o que importa de verdade é saber que ele já está aprovado por quem mais precisa”, falou JHC.

Ele também destacou outros serviços realizados em sua gestão, como asfalto novo, a obra do Renasce Salgadinho e luz de LED em toda a cidade.

TRANSPORTE PÚBLICO

Já o deputado federal Rafael Brito, candidato a prefeito pelo MDB, em uma caminhada realizada no Conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes, nessa quarta-feira (4), anunciou que a passagem de ônibus em Maceió será totalmente gratuita caso ele seja eleito. Durante a visita, Rafael destacou que o plano inclui uma série de intervenções para ampliar e modernizar o sistema de transporte público.

"Além de novas vias e o aumento das faixas exclusivas de ônibus, estamos planejando o incremento do número de veículos em circulação. Mas o mais importante é que a tarifa do transporte público será zerada. Isso significa que ninguém mais vai pagar para andar de ônibus em Maceió, 24 horas por dia, 7 dias na semana", afirmou.

De acordo com o candidato, a medida vai além do transporte e tem impacto direto na saúde pública. Ele também garantiu que a proposta é viável e já foi implementada com sucesso em outras cidades do País.

“Hoje, 30% das pessoas que marcam consultas ou exames de saúde não comparecem porque não têm dinheiro para o ônibus. Com o transporte gratuito, vamos garantir que essas pessoas possam acessar os serviços de saúde, além de estimular a economia local, já que o dinheiro economizado será revertido em consumo no comércio”, explicou.

No guia eleitoral, que também trouxe novidades, o deputado destacou o que pretende fazer em sua gestão, como acabar com as filas nas unidades de saúde, eliminando, assim, o sofrimento da população. Ele prometeu criar as Policlínicas Vida, uma iniciativa do Rio de Janeiro. “Deu certo no Rio de Janeiro, vai dar certo aqui também. Tudo que você precisa num só lugar”.

No guia, também com foco na saúde, Rafael afirmou que fará 40 Policlínicas Vida para atender todos os bairros de Maceió. Os pacientes contarão com médicos especialistas, exames de laboratório, mamografia, ultrassonografia e acompanhamento pré-natal, tudo em um só lugar. “Com as Policlínicas Vida, a saúde vai ser tratada como prioridade, como tem que ser”, reforça o guia eleitoral.

O guia também destaca que o candidato faz parte do time que vem melhorando a saúde de Maceió, com grandes realizações, como o Hospital Metropolitano, o Hospital da Mulher, o Hospital do Coração, o Hospital da Criança, a criação de UPAs e duas Clínicas da Família. “Um prefeito de verdade não perde tempo se promovendo; ele age, ele tem prioridade. A minha prioridade é muito clara: cuidar de todos os maceioenses, levar a saúde a cada um de vocês a sério”, afirmou Rafael.

MOBILIDADE

O candidato Lobão, do Solidariedade, usou seu tempo no Guia Eleitoral para criticar JHC em relação à mobilidade. “Você não resolve mobilidade urbana enfeitando o viaduto. Você resolve mobilidade com engenharia, com obras. Com essa atitude, o prefeito coloca em risco os trabalhadores que se arriscam nesse horário. Isso é para ser feito à noite, para não atrapalhar o trânsito e dar segurança a quem está executando. É preciso respeitar os trabalhadores”, disse Lobão.

Mais matérias desta edição