A última semana antes das eleições municipais deve ser marcado por grandes mobilizações das campanhas majoritárias na capital. As duas principais candidaturas a prefeito anunciaram caminhadas e carreatas neste sábado e domingo (28 e 29). A expectativa é reunir um público expressivo nos eventos, demonstrando força política na reta final da disputa.
Nas redes sociais, a equipe de marketing do deputado federal Rafael Brito, candidato pelo MDB, divulgou a ‘grande caminhada do 15’ para este sábado, no Vergel do Lago, parte baixa de Maceió. A concentração dos apoiadores será na Escola Rui Palmeira, naquele bairro, com previsão de saída às 9h.
No domingo, está prevista uma caminhada no bairro de Riacho Doce, no Litoral Norte, e uma carreata com estimativa de cruzar a cidade, no período da tarde. Para esses dois eventos, a campanha de Rafael espera aglomerar muita gente na rua, com a participação dos líderes do grupo político: Governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, ambos do MDB. A meta é convencer os eleitores indecisos para decidir o voto.
“Nesta reta final, vamos continuar com muito contato direto com o povo de Maceió, que cansou de viver quatro anos em um reality show. O que acontece no Instagram do prefeito está longe de ser a vida real das pessoas, que sofrem nas filas da saúde, com uma educação ruim e presas no trânsito. Por isso, vamos estar percorrendo os bairros, seja em caminhadas ou carreatas, com lideranças políticas e comunitárias, reforçando essa campanha que só cresce”, afirmou Rafael.
ORLA
Já a coordenação de campanha do prefeito JHC (PL), candidato à reeleição, fez o chamamento para a ‘caminhada gigante na orla’, no próximo domingo (29). A concentração acontece às 8h, em frente ao Restaurante Dragão, no bairro de Pajuçara, com saída prevista para as 10h. Há estimativa de que de 5 mil a 8 mil pessoas participem do ato.
Além de JHC, os candidatos a vereador da coligação ‘A Força do Trabalho’, que tem o maior número de partidos, são esperados nessa atividade, assim como o senador Rodrigo Cunha (Podemos), que concorre ao cargo de vice-prefeito, e outros aliados do atual prefeito, como o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e os deputados federais Alfredo Gaspar (União), Marx Beltrão (PP) e Delegado Fabio Costa (PP).
“Esperamos fazer um movimento bonito no domingo, para mostrar que nossa candidatura, nossas propostas e nosso projeto foi abraçado de maneira espontânea pela população de Maceió”, destaca JHC.
Nessa última fase da campanha, ele disse que vai continuar prestando contas de tudo que fez, apresentando propostas para aperfeiçoar o que foi feito e mostrar a visão para a Maceió do futuro.
“Sei que há, ainda, muito o que fazer, mas o apoio gigante das pessoas reforça que estamos no caminho certo. Sabemos que o desespero dos adversários é o combustível para todo tipo de baixarias e mentiras, mas Maceió rejeita esse tipo de postura merece uma campanha de alto nível. E é isso que continuaremos a fazer”, completou o candidato à reeleição.
VISITAS
A candidata Lenilda Luna (UP) também aposta numa agenda de campanha intensa neste fim de semana. Ao lado de Vânia Gomes (disputa o cargo de vice-prefeita), ela marcou, para este sábado, panfletagem e caminhada no Mercado da Produção, participação na roda de conversa do Reggae de Guerrilha (promovida pelo MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e caminhada no Osman Loureiro.
Lenilda preencheu o domingo com visitas domiciliares e caminhada no conjunto Carminha, no Benedito Bentes, na parte alta da cidade. Já os candidatos Lobão (Solidariedade) e Nina Tenório (PCO) não divulgaram as atividades de campanha do período.
DEBATE
Nesta reta final, os candidatos a prefeito e os respectivos cabos eleitorais intensificaram o ritmo de trabalho. Todos querem conquistar os eleitores ainda indecisos e mudar a cabeça dos que já se dizem decididos por este ou aquela candidatura. O lema é ‘pisar em ovos’ para nada atrapalhar a estratégia. As chamadas ‘cartas na manga’ e as ‘pautas-bombas’ costumam ser apresentadas na semana derradeira. Tudo é levado em consideração para mudar o cenário apresentado.
A semana na capital ainda ganhará ingredientes que, certamente, movimentarão as coordenações de marketing dos candidatos. Na quinta-feira (3), a TV Gazeta de Alagoas promove debate entre os concorrentes majoritários. Foram convidados JHC, Rafael Brito e Lobão, seguindo a regra de que o partido ao qual estão filiados possui representatividade no Congresso Nacional. A assessoria de marketing dos três candidatos enviaram representantes para a reunião em que as regras do confronto foram apresentadas.
O programa será exibido após a novela das 9h, Mania de Você (Globo), com mediação do jornalista Filipe Toledo.
Na véspera do primeiro turno, a emissora divulga a terceira pesquisa Quaest de intenções de votos à prefeitura da capital. O levantamento vai apresentar os números com votos válidos, excluindo brancos, nulos, indecisos e os que não souberam responder. Esse é o método utilizado pela Justiça Eleitoral para o resultado da votação.
A mais recente mostrou que JHC é o favorito e tem grandes chances de vencer a disputa ainda no primeiro turno. Ele se manteve com 74% das intenções de voto (na pesquisa estimulada). Rafael Brito é o segundo colocado, com 10%. O desafio dele é reduzir a rejeição (a segunda mais alta entre os candidatos) e diferença elástica para o atual prefeito. Tudo isso em um curto intervalo de tempo.
A propaganda eleitoral nas ruas e na internet foi iniciada no dia 16 de agosto e termina na véspera da eleição (dia 5 de outubro). Até essa data, os candidatos poderão distribuir materiais de campanha, realizar caminhadas, carreatas e pedir votos nas redes sociais. A exceção é para o prazo de realização de comícios e utilização de aparelhagem de som, que acaba em 3 de outubro.
Da mesma forma, esta será a última semana de veiculação do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de TV. Até o dia 3 de outubro, a programação dos veículos terá horários reservados para que candidatos a prefeito e vereador nas eleições apresentem suas propostas de campanha.
Nos municípios em que houver o segundo turno para as vagas de prefeito, o guia vai ser transmitido entre os dias 11 e 25 de outubro. Já a votação será no dia 27. Somente Maceió, pela regra referente à quantidade de eleitores, pode ter segundo turno.