Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5851
Visita

HUGO MOTTA DESEMBARCA HOJE EM AL E SE REÚNE COM PAULO E BANCADA

Candidato à presidência da Câmara apoiado por Arthur Lira, deputado tem feito visita aos estados

Por Josué Seixas | Edição do dia 28/11/2024

Matéria atualizada em 28/11/2024 às 23h21

Em campanha para eleição à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) terá agenda em Alagoas nesta sexta-feira (29). Ele se reunirá com o governador Paulo Dantas (MDB).

Além de Paulo, estarão na reunião os deputados federais Isnaldo Bulhões (MDB), Marx Beltrão (PP), Paulão (PT) e Luciano Amaral (PV), além dos deputados estaduais Bruno Toledo (MDB), Sílvio Camelo (PV) e Ricardo Nezinho (MDB).

Motta, que é apoiado pelo atual Presidente da Câmara, o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP) tem cerca de 15 partidos em torno de sua candidatura —o número corresponde a 75% de toda a composição da Casa. A eleição será disputada em fevereiro de 2025.

Analistas políticos acreditam que Motta tentará traçar um caminho semelhante ao de Lira: dois mandatos na presidência da Câmara, adiando uma possível candidatura ao Senado. O alagoano, inclusive, garantiu mais apoio a Motta mediante um acordo com o PT, que indicará um representante a uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União).

“O PT solicitou a indicação da bancada deles. Eles reclamam que politicamente nunca tiveram um representante no TCU. [Há o compromisso] com o PT, sim, de eles indicarem a vaga”, disse ele à Folha de S. Paulo no início do mês.

Motta vêm tendo agendas em estados da Federação. Nesta quarta-feira (27), ele se reuniu com o governador Wanderlei Barbosa, do Tocantins. O principal objetivo do encontro foi garantir o compromisso do deputado da Paraíba com questões estratégicas do Tocantins, caso seja eleito para liderar a Casa. Ele também esteve em reunião com a bancada do Distrito Federal, além de um jantar com parlamentares mineiros de primeiro mandato.

Aos 35 anos, o deputado federal paraibano está em seu quarto mandato consecutivo.

Mais matérias desta edição