Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5692
Rural

PRECOCIDADE É FUTURO DA PECUÁRIA

Estratégia pode solucionar problemas de abastecimento internacional devido ao crescimento da demanda por carne

Por Editoria do Gazeta Rural com Canal Rural | Edição do dia 08/08/2020

Matéria atualizada em 08/08/2020 às 04h00

Proposta de redução da idade de animais, potencializaria os índices produtivos e resultaria em aumento de arroba produzida por hectare
Proposta de redução da idade de animais, potencializaria os índices produtivos e resultaria em aumento de arroba produzida por hectare - Foto: GIRO DO BOI
 

Diante de um mercado consumidor em alta, a precocidade sexual de novilhas nelore faz parte do futuro da pecuária brasileira, visto que o aumento da eficiência da pecuária está diretamente ligado à redução da idade ao primeiro parto, e redução do intervalo de partos.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Juliana Corrêa, o mercado internacional sinaliza que o Brasil será o grande abastecedor de carne bovina para a crescente demanda mundial, sendo assim, será preciso aumentar sua produção em quantidade e qualidade, ou seja, precisará cada vez mais de novilhas mais precoces para suprir as demandas internas e externas da carne.

Reduzir a idade para a entrada à reprodução, de 36 para 24 meses, como a maioria das regiões marginais para onde a cria está se deslocando, ou de 24 para 14 meses, em sistemas mais intensificados, potencializaria os índices produtivos e resultaria em aumento de arroba produzida por hectare, segundo a médica.

“Não é um processo tão simples quanto parece, pois atrelado a essa precocidade está à intensificação do processo, principalmente, nas questões reprodutivas, nutricionais e genéticas, todas interagindo com o benefício/custo. Ou seja, precocemente introduzir fêmeas na idade reprodutiva é interessante se for possível e sustentável”, afirma a pesquisadora.

De acordo com Juliana, por conta destes fatores, a demanda do setor produtivo é grande, seja para produtor comercial, genética, cria ou de ciclo completo, em relação às soluções dos fatores que influenciam negativamente à adoção do processo de redução da idade à reprodução.

Mais matérias desta edição