Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Rural

CMN APROVA SOCORRO AOS AGRICULTORES AFETADOS PELA PANDEMIA

Também foram anunciadas resoluções sobre crédito para agroindústria familiar, entre outras medidas destinadas ao segmento

Por Editoria do Gazeta Rural com MAPA | Edição do dia 08/08/2020

Matéria atualizada em 08/08/2020 às 04h00

Medidas foram solicitadas pelo Ministério da Agricultura para ajudar agricultores familiares
Medidas foram solicitadas pelo Ministério da Agricultura para ajudar agricultores familiares - Foto: MAPA
 

Por solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou medidas que beneficiam o setor agrícola, especialmente a agricultura familiar. 

Entre as medidas, o CNM decidiu prorrogar de 15 de agosto de 2020 para 15 de dezembro de 2020 o prazo de vencimento das parcelas de operações de crédito rural de custeio e investimentos de mutuários cujas atividades foram prejudicadas pelas medidas de distanciamento social ligadas à pandemia de Covid-19. 

Também foi aprovada a elevação dos limites de crédito de industrialização para agroindústria familiar, no âmbito do Pronaf. O objetivo é apoiar os agricultores familiares, por meio do financiamento de suas atividades agroindustriais, especialmente por causa das consequências da pandemia. 

“Essa é uma mudança muito significativa e que vai impactar o setor cooperativista, que é uma das prioridades do Ministério”, disse o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke. 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão colegiado presidido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, é composto pelo presidente do Banco Central do Brasil e pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia.

Mais matérias desta edição