Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Rural

70ª EXPOAGRO É CONFIRMADA PELA ACA

Evento terá programação recheada, contando com a exposição das raças girolando e gir leiteiro, nelore e ovinos da raça santa inês, além de equinos e provas equestres, assim como leilões e shopping de animais da raça mangalarga marchador

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 08/08/2020

Matéria atualizada em 08/08/2020 às 04h00

Após um período de incertezas por conta da pandemia da covid–19, a economia começa a se movimentar. Neste contexto de um novo normal, o setor agropecuário, que durante este período da quarentena se manteve atuante, levando comida a mesa do brasileiro, anuncia a retomada do calendário neste segundo semestre. Em Alagoas, a Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro) – o maior evento do agronegócio do Estado – teve sua realização confirmada. 

Em sua 70ª edição, a Expoagro, segundo informou a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), ocorrerá no período de 23 de outubro a 1º de novembro, no Parque da Pecuária, em Maceió. 

“Alguns eventos agropecuários estão sendo retomados em todo o País e a nossa Expoagro está confirmadíssima. A exposição será realizada com todas as adequações necessárias, seguindo as determinações do protocolo sanitário de prevenção a covid-19”, anunciou o presidente da ACA, Domício Silva. 


Exposição atenderá todos os protocolos sanitários de prevenção à covid
Exposição atenderá todos os protocolos sanitários de prevenção à covid - Foto: Divulgação
 

Domício Silva afirmou que programação técnica e principais atrações do evento estão garantidos
Domício Silva afirmou que programação técnica e principais atrações do evento estão garantidos - Foto: Divulgação
 

De acordo com o dirigente do setor agropecuário, na programação do evento apenas a parte de shows não deverá ser realizada por conta das restrições provocadas pela pandemia. “Mas, todo o restante da programação de atrações da Expoagro está confirmada. Respeitando as regras de prevenção, a exemplo da questão do distanciamento social, teremos atrações de culinária, artesanato e a programação técnica, além do julgamento de animais”, declarou. 

Silva destacou ainda que a 70ª Expoagro estará com a programação recheada, contando com a exposição das raças girolando e gir leiteiro, nelore e ovinos da raça santa inês, além de equinos e provas equestres, assim como leilões e shopping de animais da raça mangalarga marchador. 

O presidente da ACA reforçou, que os leilões que fazem parte da exposição, também serão realizados durante a exposição de forma presencial e no modelo virtual, são eles: Leilão IBC, que será realizado na Fazenda Recanto; Leilão Varrela Pecuária e o Nelore Positivo, entre outros. 

“Deveremos ter também um leilão de ovinos da raça santa inês, que está sendo fechado. Também estamos trabalhando a realização de um seminário técnico, que falta definir a programação, além de estarmos detalhando a realização de forma virtual do Encontro Nordestino do Gado de Corte (Encorte), que deve ser encaixado na programação da Expoagro”, reforçou Silva. 

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, detalhes para a realização da exposição estão sendo definidos com seus principais parceiros: Organização Arnon de Mello (OAM) e o Governo do Estado. “Já estivemos reunidos com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, João Lessa, e estamos outras reuniões com demais parceiros”, frisou. 


Leilões serão realizados nos dois formatos, digital e presencial
Leilões serão realizados nos dois formatos, digital e presencial - Foto: Divulgação
 

Exposição de ovinos também fará parte da Expoagro 2020
Exposição de ovinos também fará parte da Expoagro 2020 - Foto: Divulgação
 

ExpoAlagoas Genética

Diante da pandemia da covid, este ano, a ACA foi forçada a cancelar a realização da 10ª ExpoAlagoas Genética – como medida preventiva no combate a pandemia do novo coronavírus. A exposição seria realizada em maio passado.  

Apesar disso, outros eventos que também faziam parte da programação da ExpoAlagoas foram realizados pelos promotores nas datas definidas, mas seguindo o modelo virtual, como o Leilão Genética de Berço e o Leilão Vaquejada e Trabalho que ocorreram no formato virtual.  

“Com esse modelo, os promotores não deixam de atender ao público que já contavam com os remates para a aquisição de animais”, reforçou.


Julgamentos e shopping de animais estão confirmados
Julgamentos e shopping de animais estão confirmados - Foto: Divulgação
 

2019

Ano passado, a 69ª Expoagro/AL movimentou R$ 10,4 milhões em oito leilões e negócios dentro do Parque da Pecuária. O valor, segundo a Associação dos Criadores de Alagoas chegou a ser 30% maior do que o montante gerado  em 2018.

O total de 2.100 animais participaram das atividades de julgamentos, exposições, competições e leilões e  mais de 300 criadores, de estados do Nordeste, além de São Paulo, Piauí, Minas Gerais, Goiás, Pará e Paraná visitaram a Expoagro em 2019.

Segundo a Agreste Leilões, todos os remates registraram liquidez e até lucro de 100% aos criadores. Além dos negócios, a Expoagro provou sua força no mercado, atraindo um público duas vezes maior de expositores. Foram montados no Parque da Pecuária 66 estandes, com empresas e profissionais de diferentes segmentos, a exemplo de veículos automotivos, vestuário, cooperativas, equipamentos agropecuários e entidades como Sebrae/AL e Banco do Nordeste. Mais de 70 mil pessoas visitaram o Parque da Pecuária.

A edição também foi marcada pela participação ativa de instituições como o Banco do Nordeste, Senar/AL e Sebrae, que levaram seus serviços ao público durante o evento.

/Exposição atenderá todos os protocolos sanitários de prevenção à covid
/Domício Silva afirmou que programação técnica e principais atrações do evento estão garantidos
/Leilões serão realizados nos dois formatos, digital e presencial
/Julgamentos e shopping de animais estão confirmados
/Exposição de ovinos também fará parte da Expoagro 2020

Mais matérias desta edição