Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Rural

ALAGOAS BATE RECORDE DE PRODUTIVIDADE

.

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 24/10/2020

Matéria atualizada em 24/10/2020 às 04h00

O trabalho de assistência técnica promovido pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) junto aos agricultores familiares do Estado - na busca de uma melhor qualidade do leite e do aumento da produtividade - foi um dos fatores que contribuiu para que Alagoas conquistassem, em 2019, a posição de quarto maior produtor de leite do Nordeste e o 13º do Brasil.

Os dados, divulgados pelo IBGE, apontam que foram produzidos 603,8 milhões de litros de leite no Estado, o que representou uma produtividade anual de 2.410 litros por animal, a maior da região Nordeste e, de acordo com o IBGE, superior à média observada para o Brasil, que é de 2.141 litros.

No país, somente quatro estados registraram maior produtividade que Alagoas no ano de 2019: Santa Catarina (3.817 litros), Rio Grande do Sul (3.610 litros), Paraná (3.324 litros) e Minas Gerais (3.012 litros). A média da região Nordeste foi de 1.405, com Sergipe (2.253) e Pernambuco (2.212) completando a lista dos três primeiros. Do outro lado da ponta, o Maranhão (628) teve a menor produtividade.


Atuação da CPLA junto aos criadores contribuiu para a ampliação da produção e da qualidade do leite
Atuação da CPLA junto aos criadores contribuiu para a ampliação da produção e da qualidade do leite - Foto: Divulgação
 

Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a maioria dos pequenos criadores alagoanos tem menos de 20 animais. “Neste processo de ampliação da produtividade, só a CPLA, numa ação com o Sebrae, adquiriu mais de seis mil embriões que promoveram a melhoria da qualidade genética do rebanho de leite dos pequenos criadores. Estes dados incentivam aos produtores que gera emprego e renda para o Estado”, frisou Monteiro, lembrando ainda da importância do Programa do Leite que contribuiu para a ampliação da produção do Estado, dando oportunidade aos pequenos criadores.

Mais matérias desta edição