Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5693
Rural

EFICIÊNCIA DAS RAÇAS LEITEIRAS

Mais Leite acontece no próximo dia 1º de novembro, durante a 70º Expoagro

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 24/10/2020

Matéria atualizada em 24/10/2020 às 04h00

Seleção para o leilão será composta por bezerras, novilha prenhas, fêmeas prenhas de embrião e vacas em lactação
Seleção para o leilão será composta por bezerras, novilha prenhas, fêmeas prenhas de embrião e vacas em lactação | Divulgação

A genética das raças girolando e gir leiteiro são responsáveis por grande parte da produção leiteira do Brasil por serem uma das mais utilizadas e se destacarem no melhoramento genético. Ambas vão estar na vitrine do Leilão Mais Leite, no dia 1º de novembro durante a 70º Expoagro. A oferta será composta por 55 produtos selecionados pelos criadores Domício Silva, Alexandre Oiticica, Paulo Amaral e Alessandro Teixeira.

O remate, que virou referência em genética leiteira tanto para melhoramento quanto para produção de leite, trabalha com as melhores famílias leiteiras do mundo. Com anos de seleção voltado para a seleção do leite, as duas raças avançaram em genética e estão entre os zebuínos de maior produtividade.

“Com toda sua capacidade de adaptação e rusticidade, a seleção do Mais tem animais de famílias de tradição, investindo sempre nas genéticas mais importantes e produtivas do mercado”, informou o promotor Domício Silva.


Seleção para o leilão será composta por bezerras, novilha prenhas, fêmeas prenhas de embrião e vacas em lactação
Seleção para o leilão será composta por bezerras, novilha prenhas, fêmeas prenhas de embrião e vacas em lactação - Foto: Divulgação
 

Os criadores e promotores do Leilão Mais Leite são exemplo de melhoramento genético rigoroso. São requisitos para o rebanho: capacidade de adaptação, rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, além de docilidade e facilidade de parto. “Investir em animais de melhor padrão dá retorno pois a genética deve caminhar alinhada a nutrição e manejo”, observou Silva. 

A vitrine 2020 do Mais Leite vai contar com produtos para fazer genética e melhorar a produção de leite. A seleção será composta por bezerras, novilha prenhas, fêmeas prenhas de embrião e vacas em lactação.

Mais matérias desta edição