Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5695
Rural

AL TEM A MAIOR NÚMERO DE COLHEDORAS DE CANA DO NE

Algumas usinas já operam com colheita mecanizada em pelo menos 60% da área de produção

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 06/03/2021

Matéria atualizada em 06/03/2021 às 04h00

Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada
Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada | Tadeu Fessel/Unica

No mundo moderno, onde o processo de automação cresce de forma exponencial em todos os segmentos do agro, o setor canavieiro se tornou um dos principais difusores de novas tecnologias. Neste sentido, a mecanização avança nos canaviais nos mais diferentes processos, desde o plantio até colheita da cana.

Dados divulgados pela Conab informam ainda que Alagoas é o Estado nordestino com maior número de colhedoras, totalizando 55 máquinas usadas na safra atual. No ciclo passado, de acordo com a estatal, era 66 máquinas existentes no Estado. Em toda a região, são 137 maquinas espalhadas em apenas sete dos nove Estados.

Apesar dos dados estatísticos que colocam Alagoas em destaque no cenário regional, segundo o Sindaçúcar-AL, o uso de máquinas em toda a região canavieira esbarra em algumas adversidades, a exemplo da topográfica. Neste cenário, as unidades industriais da região norte do Estado, basicamente, ficam impossibilitadas de utilizar as colhedoras, exceto em pequenas áreas em virtude do terreno acidentado. 


Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada
Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada - Foto: Tadeu Fessel/Unica
 

Apesar dos investimentos das usinas, nenhuma unidade trabalha em sua totalidade com a mecanização da colheita, já que limitações agronômicas impedem que esse percentual seja atingido. Porém, algumas unidades operam com colheita mecanizada em pelo menos 60% da área de produção, planejando chegar de 70 a 80% nos próximos três anos.

A Conab informou ainda que no Centro-Sul do Brasil, beneficiada por relevo, a mecanização já chega a 97,1% da colheita. Diferentemente dessa realidade, no Norte/Nordeste apenas 23,4% da colheita ocorre de forma mecanizada.

Mais matérias desta edição