Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Rural

FUNGO CONTROLA CARRAPATO BOVINO

.

Por EMBRAPA | Edição do dia 12/06/2021

Matéria atualizada em 12/06/2021 às 04h00

Uma abordagem inédita obteve sucesso no controle do carrapato-do-boi, importante parasito de bovinos de corte e de leite. Em vez de somente aplicar produtos sobre os animais, cientistas testaram formulações granulares secas com o fungo Metarhizium robertsii que também podem ser aplicadas sobre as pastagens. 

Os experimentos foram bem-sucedidos no controle do aracnídeo, uma vez que 95% da população de carrapatos em um sistema de produção encontra-se no pasto e não nos animais. As fêmeas botam seus ovos no solo, dos quais eclodem as larvas que em poucos dias estão aptas a parasitar os animais. É a primeira vez que essa estratégia é utilizada.

As aplicações reduziram significativamente o número de larvas de carrapatos sobre a pastagem durante estação mais úmida, atingindo pelo menos 64,8% de eficácia relativa, porcentagem expressiva e promissora levando em consideração o emprego de um inimigo natural. 


Aplicações reduziram significativamente o número de larvas de carrapatos sobre a pastagem durante estação mais úmida
Aplicações reduziram significativamente o número de larvas de carrapatos sobre a pastagem durante estação mais úmida - Foto: Allan Felipe Marciano
 

De acordo com os experimentos, a aplicação direcionada à pastagem atinge mais efetivamente a população de carrapatos do que as realizadas em bovinos infestados, além de prevenir ou minimizar os níveis iniciais de infestação no gado.

O estudo também detectou persistência do fungo no solo e a colonização fúngica das raízes das gramíneas cultivadas nas pastagens. Isso garante resultados prolongados com redução da necessidade de novas aplicações. Os pesquisadores preveem que o fungo possa ser incorporado na manutenção e formação de pastagens, algo que dependerá de futuros estudos.

Mais matérias desta edição