loading-icon
Gazeta FM
NO AR | Maceió

Gazeta FM

94.1
domingo, 11/05/2025 | Ano 91 | Nº 5964
Maceió, AL
32° Tempo
Home > Rural

Rural

Preço pago ao produtor de leite cai em outubro

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O preço médio mensal do leite cru captado por laticínios em outubro teve queda real de 4,3% ante setembro, a R$ 1,9675/litro na “Média Brasil” líquida, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

É a sexta retração mensal consecutiva no valor pago ao produtor. “Em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de outubro/23), o preço caiu 24,8% no acumulado de 2023 e 30,4% em um ano (de outubro/22 a outubro/23)”, informou o Cepea.

Conforme o centro de pesquisas, a queda se deve à maior disponibilidade interna de lácteos – tanto pelo aumento da produção doméstica quanto pelo crescimento das importações.

No acumulado do ano, o volume de leite importado soma 1,8 bilhão de litros, 77,4% acima da quantidade do mesmo período de 2022
No acumulado do ano, o volume de leite importado soma 1,8 bilhão de litros, 77,4% acima da quantidade do mesmo período de 2022 | Foto: CANAL RURAL

“O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea registrou alta de 1,4% de agosto para setembro. Desde o início do ano, o avanço na captação chega a 8,4%”, disse.

Ao mesmo tempo, destacou o Cepea, dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, em outubro, as compras externas aumentaram 26,1% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano, o volume importado soma 1,8 bilhão de litros em equivalente leite, 77,4% acima da quantidade do mesmo período de 2022.

“A expectativa dos agentes de mercado é de que o movimento de queda siga perdendo força nos próximos meses. A perspectiva de agentes consultados pelo Cepea é de que o preço do leite captado em novembro fique estável na Média Brasil.” Mas o Cepea lembra que algumas bacias leiteiras podem até mesmo registrar valorização do leite, devido à menor captação, que, por sua vez, é prejudicada pelo clima adverso e pelo estreitamento da margem do pecuarista (que tende a diminuir os investimentos na atividade neste curto prazo).

Relacionadas

Cacá Diegues é homenageado em Cannes com documentário inédito imagem

Para Vigo Me Voy!

Cacá Diegues é homenageado em Cannes com documentário inédito

Alagoas tem recorde de participação e faz história no Festival de Cannes imagem

TEM ALAGOAS NA FRANÇA

Alagoas tem recorde de participação e faz história no Festival de Cannes

Gripe aviária no RS pode gerar aumento da oferta e queda de preços em AL imagem

ECONOMIA

Gripe aviária no RS pode gerar aumento da oferta e queda de preços em AL

Mais de 152 mil alagoanos ainda não entregaram declaração de IR imagem

Imposto de Renda

Mais de 152 mil alagoanos ainda não entregaram declaração de IR