loading-icon
Gazeta FM
NO AR | Maceió

Gazeta FM

94.1
domingo, 11/05/2025 | Ano 91 | Nº 5964
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Rural

Rural

Ferramenta permite rastreabilidade animal por toda vida

Sistema agregará valor ao produto final, tanto para o mercado interno como para exportação

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A Embrapa Pecuária Sudeste e a startup Taggen Industries and Services, especializada em IoT e RFID, desenvolveram uma solução tecnológica para monitoramento individual de bovinos desde o nascimento até o consumidor final. O produto, que já está em fase de testes tem como meta ser viável economicamente e de fácil implantação para que seja adotado em escala em todo território nacional.

Um dos desafios do setor agropecuário brasileiro é garantir a origem da carne e assegurar que o gado não foi criado em áreas com passivos ambientais e sociais, como regiões de desmatamento. O sistema de rastreabilidade e monitoramento vai contribuir com este objetivo e agregar valor ao produto final, tanto para o mercado interno como para exportação.

De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, que coordena o projeto na Embrapa, a tecnologia, que está sendo avaliada a campo com os animais criados a pasto, já é adotada em ambientes indoor. “Estamos agora nos adequando e iniciando no campo (outdoor) para rastrear, monitorar, localizar e gerenciar os animais em tempo real. O principal problema ainda é a conectividade, já que a ideia é o monitoramento de toda a vida do animal, desde o nascimento até o consumidor final. Outro é o custo, que deve ser viável para adoção em escala dos pecuaristas”, explicou.

Tecnologia, que está sendo avaliada a campo com os animais criados a pasto, já é adotada em ambientes indoor
Tecnologia, que está sendo avaliada a campo com os animais criados a pasto, já é adotada em ambientes indoor | Foto: ARQUIVO

Para a diretora de vendas e desenvolvimento de mercado do CPQD, Sirlene Honório, não há um grande desafio de tecnologia nesse projeto que não possa ser superado, porque as soluções tecnológicas avançam muito rapidamente. Para ela, o desafio está em ser viável e passível de produção em escala. Para atender o cliente, é preciso observar um ou mais desses pilares: aumentar a receita, diminuir um custo ou eliminar riscos.

Experimento

Sessenta animais já estão sendo monitorados em uma fazenda experimental. Vinte vacas de leite e 40 bovinos de corte em sistema extensivo e intensivo com integração Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF).

A inovação é baseada, inicialmente, em tecnologia de comunicação digital sem fio BLE (Bluetooth Low Energy), composto de dispositivos individuais (beacon), leitores (gateways) e a plataforma TG Bov, da Taggen, de monitoramento em cloud com aplicativos em tablets e smartphones também. A ideia é que a ferramenta não exija alta qualificação do operador, porque os dispositivos são de simples instalação seja no animal ou no ambiente, simplificando e acelerando seu processo de uso.

Relacionadas

Cacá Diegues é homenageado em Cannes com documentário inédito imagem

Para Vigo Me Voy!

Cacá Diegues é homenageado em Cannes com documentário inédito

Alagoas tem recorde de participação e faz história no Festival de Cannes imagem

TEM ALAGOAS NA FRANÇA

Alagoas tem recorde de participação e faz história no Festival de Cannes

Gripe aviária no RS pode gerar aumento da oferta e queda de preços em AL imagem

ECONOMIA

Gripe aviária no RS pode gerar aumento da oferta e queda de preços em AL

Mais de 152 mil alagoanos ainda não entregaram declaração de IR imagem

Imposto de Renda

Mais de 152 mil alagoanos ainda não entregaram declaração de IR