loading-icon
Gazeta FM
NO AR | Maceió

Gazeta FM

94.1
sexta-feira, 28/03/2025 | Ano 91 | Nº 5933
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Caderno B

CULTURA

Livro celebra centenário do audiovisual em Alagoas

E-book faz panorama do cinema em Alagoas ao reunir críticas produzidas durante o Festival Alagoanes

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Livro celebra centenário do audiovisual em Alagoas
| Foto: : Divulgação/Cortesia

Recém lançado, em uma cerimônia virtual, na quarta-feira (9), o e-book “Festival Alagoanes - 100 anos de audiovisual em Alagoas” traz para o público uma cobertura e críticas dos filmes exibidos no Festival Alagoanes, que ocorreu de forma virtual entre fevereiro e abril de 2021. A mostra e, consequentemente, o livro, acabam traçando um panorama do cinema em Alagoas que, diga-se de passagem, vive uma das suas melhores fases.

Organizado por Guilherme de Miranda Ramos, Karina Liliane e Roseane Monteiro Virgínio, a inquietação que provocou a execução do e-book veio de Larissa Lisboa, realizadora audiovisual e jornalista alagoana, e foi abraçada por todos que fizeram a ideia sair do papel. A obra foi construída com textos que descrevem os resultados encontrados a partir dos dados coletados para o Festival Alagoanes, sobre o cenário do cinema alagoano. Além disso, o livro traz uma carta da curadoria e um índice com os filmes exibidos.

A primeira edição do evento ocorreu de forma online e gratuita, celebrando o centenário do audiovisual alagoano. Composto por 94 filmes realizados e produzidos por realizadores residentes em Alagoas, o festival também promoveu debates online e cinco ações formativas.

Inicialmente, o e-book iria apenas reunir críticas dos filmes exibidos durante o Festival Alagoanes, escritas pelas pessoas que fizeram parte da Oficina de Crítica de Arte que integra a mostra, mas os envolvidos no projeto perceberam a necessidade de agregar outros conteúdos pertinentes ao e-book.

Imagem ilustrativa da imagem Livro celebra centenário do audiovisual em Alagoas
| Foto: : Divulgação/Cortesia

“Nosso estado não conta com muitos registros sobre o audiovisual aqui produzido nesse formato. Então nossa intenção era contribuir com a construção de memória e base para pesquisa na área, com a construção desse material”, contou Karina Liliane, produtora executiva do Festival Alagoanes e organizadora do e-book.

Ganhando uma nova proporção devido aos outros conteúdos agregados, os textos da obra têm como base todos os escritos que a equipe possuía, o que os fez entender a história que desejavam contar e, dessa forma, definir a ordem e formato dos seis capítulos que compõem o livro.

O lançamento do e-book rememorou as vivências do festival e contou com a presença de sete dos vinte autores da obra. O evento também ocorreu no formato virtual, sendo transmitido pelo canal do YouTube do Alagoar — portal que reúne obras audiovisuais produzidas em Alagoas.

O e-book possibilitará ao público conhecer as obras audiovisuais através dos olhares e críticas dos organizadores. Ele está disponível para download no site do Festival Alagoanes (www.festivalalagoanes.com.br/e-book), no site do portal Alagoar (www.alagoar.com.br), e no link presente nas biografias das redes sociais do Alagoar.

Imagem ilustrativa da imagem Livro celebra centenário do audiovisual em Alagoas
| Foto: : Divulgação/Cortesia
Acreditando que o momento vivenciado pelo setor audiovisual de Alagoas é de reestruturação e crescimento devido aos últimos editais lançados, a produtora executiva do Festival Alagoanes e organizadora do e-book, Karina Liliane, conta que os 94 filmes que foram exibidos durante o festival são um recorte dessa grande produção em Alagoas, sendo possível conhecer ou reencontrar filmes de vários gêneros, diretores e épocas diferentes.

Já no e-book, os leitores poderão não só conhecer esses filmes por outras perspectivas, a partir dos textos de cobertura e as críticas, mas também ter acesso a como todo o projeto foi construído, suas etapas de execução, as presenças e ausências percebidas ao longo de todo o festival, que reflete essas presenças e ausências nas produções.

“Nosso desejo é que o e-book seja amplamente compartilhado, chegue ao maior número de pessoas possível e sirva como semente para que outras publicações sobre o audiovisual no nosso Estado sejam publicadas”, afirmou Karina Liliane.

Tags:

Alagoas Audiovisual Cinema Cultura

Relacionadas

Festival Varilux chega a Maceió com 19 filmes franceses inéditos imagem

INVASÃO FRANCESA

Festival Varilux chega a Maceió com 19 filmes franceses inéditos

Janu mistura psicodelia com cultura popular em clipe de "Caiu no Poço" imagem

OXENTE FUTURISTA

Janu mistura psicodelia com cultura popular em clipe de "Caiu no Poço"

Poetas de Arapiraca participam de antologia nacional de haikai imagem

OS HAIKAÍSTAS ARAPIRAQUENSES

Poetas de Arapiraca participam de antologia nacional de haikai